Menu

Indústria cearense estuda reaproveitamento da salmoura de dessalinização para novos produtos

Reaproveitamento da salmoura é um dos desafios da CAGECE em meio aos trabalhos para universalizar o abastecimento de água e esgoto no Estado. Foto: José Sobrinho/FIEC

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) reuniu representantes do setor produtivo nesta quarta-feira (10/09) para apresentação da iniciativa SmartBrine, desenvolvida pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).

O projeto busca discutir soluções inovadoras para o reaproveitamento da salmoura de dessalinização no Ceará e suas aplicações na indústria.

A universidade holandesa NHL Stenden e a empresa de engenharia Haskoning apoiaram a iniciativa na busca pela exploração de tecnologias de transformação do resíduo em recursos como produtos químicos, minerais e energia.

“Essa salmoura é rica de vários elementos que, se bem aproveitados, podem custear toda a operação de dessalinização, gerar lucro e ainda transformar o resíduo em recurso, o que é muito importante.”, afirmou Carlos Prado, na abertura da apresentação.

Segundo o Diretor de Gestão Corporativa da Cagece, José Leite Gonçalves, o reaproveitamento da salmoura é um dos desafios da empresa em meio aos trabalhos para universalizar o abastecimento de água e esgoto no Estado. Para o gestor, o material pode gerar produtos de valor econômico e se tornar uma oportunidade de negócio.

Brígida Miola, Secretária Executiva da Indústria da SDE, destaca que a indústria pode ser uma importante beneficiada com as soluções propostas pelo SmartBrine e reforçou a necessidade de parceria entre governo, setor produtivo e academia para que a iniciativa seja bem-sucedida.

Liderado pelo 1º Vice-presidente da FIEC, Carlos Prado, o evento contou com a participação de José Leite Gonçalves, Diretor de Gestão Corporativa da Cagece; Brígida Miola, Secretária Executiva da Indústria da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE).

Além do apoio de Annette de Castro, Cônsul Honorária dos Países Baixos em Fortaleza; Roseane Medeiros, Vice-Presidente da FIEC e Secretária de Relações Institucionais do Ceará.

O QUE É SMARTBRINE?

O SmartBrine faz parte da iniciativa Dessal do Ceará, usina de dessalinização em construção na Praia do Futuro, em Fortaleza. De acordo com a justificativa do projeto, embora o equipamento tenha como objetivo final produzir água potável para consumo humano.

A retirada de sais da água do mar deve gerar 4.500 m³/h de salmoura, processo que pode ocasionar impactos ambientais no litoral cearense. A ideia do debate é buscar soluções para mitigar os prejuízos.

Brígida Miola, Secretária Executiva da Indústria da SDE, destaca que a indústria pode ser uma importante beneficiada com as soluções propostas pelo SmartBrine e reforçou a necessidade de parceria entre governo, setor produtivo e academia para que a iniciativa seja bem-sucedida.

O projeto de reutilização da salmoura proveniente da dessalinização é um passo fundamental para o futuro sustentável do Ceará, avalia Roseane Medeiros.

“Estamos falando da possibilidade de produzir desinfetantes, aditivos para a construção, fertilizantes, baterias e até mesmo energia a partir do gradiente de salinidade. Isso significa que o que antes era custo e risco ambiental pode se tornar receita, inovação e geração de empregos”, salientou a Diretora da FIEC.