O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), é considerado bom ou ótimo por 33% dos brasileiros. É o que aponta a última pesquisa DataFolha, divulgada nesta quinta-feira (11), encomendada pelo Folha de S. Paulo.
Já entre os que o consideram o trabalho ruim ou péssimo, o percentual chegou a 38%.
No entanto, em relação à mesma pesquisa realizada em junho deste ano, houve um aumento de 0,4 potos percentuais entre os que têm uma boa avaliação do governo petista.
Ainda segundo a Datafolha, 48% dos entrevistados aprovam o governo Lula, anteriormente era 46%. Já os que desaprovam somam 48%, antes 50%
Os entrevistados foram ouvidos entre segunda-feira (8) e terça-feira (9), e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Foram, ao todo, 2.005 pessoas ouvidas em 113 cidades diferentes do país.
BOLSONARO
Se comparado ao mesmo período de mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que foi hoje condenado pelo STF, Lula tem uma avaliação melhor.
O atual mandatário conta com mais eleitores avaliando o governo como ótimo e bom. Já o ex-chefe do Executivo registrou 21%. O petista também registrou menos avaliações negativas, comparado a Bolsonaro, que acumulou 53%.
Leia também: Julgamento de Bolsonaro: saiba como é calculada a dosimetria das penas de cada réu
Confira os números na íntegra:
- Ótimo ou bom: 33% (eram 29% na pesquisa de julho);
- Regular: 28% (eram 29%);
- Ruim ou péssimo: 38% (eram 40%);
- Não sabe/não respondeu: 2% (era 1%).
Ainda conforme a pesquisa, Lula tem os maiores percentuais positivos entre: moradores do Nordeste (45%); menos escolarizados (40%); quem tem 45 a 59 anos (40%); e também entre os mais pobres (39%).
Porém, é maioria no percentual de ruim ou péssimo entre moradores do Sul (52%); evangélicos (52%); mais ricos (entre 47% e 41% entre as faixas de renda acima de dois salários mínimos); e entre quem tem ensino superior (46%).
