O Governo do Estado do Ceará convocou, nesta quarta-feira (10), 103 pessoas aprovadas no último concurso da Perícia Forense do Ceará (Pefoce). O anúncio foi feito pelo governador Elmano de Freitas (PT). Ao todo, serão 64 peritos e 39 auxiliares de perícia.
Estiveram presentes também o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá; o perito-geral da Pefoce, Julio Torres; e o diretor-geral da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp), Leonardo Barreto.
Conforme Elmano, a ação é um passo importante no combate ao crime no estado, e contribui no fortalecimento também do Poder Judiciário estadual.
“Esse é um anúncio muito importante para o fortalecimento da perícia forense, para termos trabalhos investigativos com maior qualidade, para garantirmos provas suficientes para demonstração ao Ministério Público, ao Judiciário, de apoio e investigação que realizamos no Ceará”, pontuou o governador.
O aumento no número de profissionais visa ampliar a cobertura dos serviços periciais em todo o território cearense, dando uma maior celeridade e qualidade nas investigações técnico-científicas.
MAIS ATUAÇÃO
Com os 103 convocados, a Pefoce passará a contar com 752 servidores. Destes, 186 foram nomeados na atual gestão, representando um acréscimo de cerca de 33% no quadro de servidores.
“Isso é estímulo para aqueles que estão estudando para fazer parte das Forças de Segurança, mas também para aqueles que já estão na ativa. É uma decisão acertada de fortalecer as instituições”, ressaltou o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, destacando a importância de incentivos para a Segurança do Estado.
Os novos convocados iniciarão a formação na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) ainda em setembro. Com uma carga horária de 540 horas, a formação terá duração de três meses.
A capacitação contempla conteúdos teóricos e práticos voltados à atuação técnico-científica nas diversas áreas da perícia forense.
