Menu

Evandro anuncia pacote de valorização para professores da rede municipal

Tradicionalmente dedicado à valorização dos professores, o mês de outubro será marcado por uma série de novidades para os profissionais da rede municipal de ensino de Fortaleza. O prefeito Evandro Leitão (PT) anunciou, quarta-feira (10), em suas redes sociais, quatro medidas importantes voltadas aos profissionais.

O anúncio foi feito ao lado do secretário municipal da Educação, Idilvan Alencar (PDT), da secretária de Planejamento, Carolina Monteiro, do secretário de Governo, Júnior Castro (PT), além de representantes do Sindute (Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação do Ceará) e da Cogep (Coordenadoria de Gestão de Pessoas da SME).

Uma das principais medidas diz respeito à dispensa das avaliações de estágio probatório para 1.719 professores da rede, o que corresponde a 97% dos docentes nessa condição. Segundo o prefeito, a mudança foi possível após a publicação de um decreto que reduziu a pontuação mínima exigida de 90 para 60 pontos. Com isso, os profissionais que já atingiram essa nova meta terão seu estágio probatório encerrado automaticamente.

Outro anúncio importante foi o aumento significativo no orçamento destinado ao pagamento das pecúnias (indenizações por licenças não usufruídas). Em 2024, o valor foi de aproximadamente R$ 7,8 milhões. Para 2025, a gestão municipal prevê triplicar esse montante, chegando a R$ 23,64 milhões em pagamentos à categoria.

A Prefeitura também anunciou a transferência do feriado do Dia do Professor (15 de outubro), que neste ano cairia numa quarta-feira, para a sexta-feira, 17 de outubro.

Como parte das celebrações, foi criado o FDS do Professor, um fim de semana especial de eventos. No dia 11 de outubro, será realizada a “Tardezinha do Professor”, com início às 16h e encerramento às 22h. Já no dia seguinte, haverá a Corrida da Educação, na Beira-Mar de Fortaleza, com participação de gestores, professores e demais servidores da SME.

Além do pacote de valorização, Idilvan Alencar anunciou a criação de um mutirão na SME para resolver pendências administrativas de professores e servidores, como abono de permanência, progressões por tempo de serviço e revisão de carga horária. Um grupo de trabalho específico será criado para atuar exclusivamente nessas demandas, e os servidores que participarem da força-tarefa receberão incentivo financeiro pelo serviço prestado.

“Nosso objetivo é acelerar e até zerar a fila de processos pendentes dos nossos servidores”, afirmou Idilvan em publicação nas redes sociais.