Quase 70 mil turistas internacionais desembarcaram no Ceará entre janeiro e agosto de 2025. Foram 69.623 visitantes em voos diretos, número que representa crescimento de 29,67% em comparação ao mesmo período de 2024. Em relação a 2023, o avanço é ainda maior, alcançando 73,28%. Esse volume já corresponde a mais de 71% de toda a demanda internacional registrada no ano passado.
“O nosso Ceará segue se consolidando como um dos principais destinos turísticos do Brasil para estrangeiros. Só em 2025, já foram anunciados quatro novos voos internacionais — Madri, Caiena, Montevidéu e Lisboa. Isso significa mais conexões, visitantes e dinheiro girando na nossa economia. Seguimos trabalhando para fortalecer ainda mais o turismo cearense, que impulsiona nossa economia e gera oportunidades para os cearenses“, publicou o governador Elmano de Freitas (PT) nas redes sociais.
Para o secretário do Turismo do Ceará, Eduardo Bismarck, os resultados refletem uma estratégia consistente de promoção do destino e ampliação da malha aérea internacional. Apenas em 2025 já foram confirmados quatro novos voos diretos: Madri, Caiena, Montevidéu e Lisboa, pela companhia Latam.
“Este crescimento mostra que o Ceará está cada vez mais conectado com o mundo. A chegada de novos voos e a expansão da nossa presença em diferentes mercados reforçam a importância de diversificar os caminhos que trazem turistas até nós. Essa diversidade de origens torna o fluxo mais estável, plural e sustentável ao longo do tempo. O governador Elmano de Freitas tem liderado este processo para avançar na internacionalização do turismo e os diálogos com as companhias aéreas seguem constantes. Mais turistas significa mais dinheiro injetado na economia cearense“, destacou Eduardo Bismarck.
CENÁRIO EQUILIBRADO
Se em 2024 a maioria dos visitantes internacionais vinha da Europa, em 2025 o cenário se mostra mais equilibrado entre diferentes continentes. O continente europeu permanece como principal mercado emissor, com 67,79%, mas a América do Sul apresentou salto de 10,27% para 18,40%, puxada principalmente pela Argentina e pelo Chile. Já a América do Norte manteve participação relevante, com 12,78%.
Entre os países que mais enviaram turistas ao Ceará neste ano, destacam-se França (16,95%), Portugal (16,50%), Argentina (14,42%) e Estados Unidos (12,35%). Itália, Alemanha, Espanha e Chile também aparecem com participações expressivas, confirmando a diversidade dos mercados emissores. A ampliação da malha aérea internacional tem sido determinante para esse crescimento, aproximando o Estado de diferentes regiões do mundo e fortalecendo a escolha do Ceará como destino turístico.
