Menu

Camilo comemora início das operações do Polo Automotivo do Ceará: “grande conquista”

Ministro comemorou projeto como "grande conquista". Foto: Luis Fortes/MEC

Em publicação nas suas redes sociais, nesta terça-feira (9), o ministro da educação Camilo Santana (PT) comemorou o início das operações do polo automotivo cearense. O Polo Automotivo do Ceará anunciou que a General Motors (GM) será a primeira marca a produzir na unidade, com carros 100% elétricos.

Camilo destacou como grande conquista o novo projeto.

“Grande conquista para o nosso Ceará!!! O primeiro veículo elétrico da GM produzido no Brasil será em Horizonte. Geração de mais empregos para os cearenses”

A multinacional é a maior fabricante de automóveis dos EUA e uma das maiores do mundo. Esta é apenas a primeira empresa a integrar o polo multimarcas, que será o primeiro automotivo do País e estará localizado em Horizonte. A previsão é de que os veículos comecem a ser produzidos no final de novembro.

Como informou o governador Elmano de Freitas (PT), o modelo que será produzido é o Chevrolet Spark EUV. “Reforça o nosso compromisso com a mobilidade sustentável”, afirmou o chefe do Executivo.

INVESTIMENTO

Somente na primeira fase, o Polo Automotivo do Ceará contará com R$ 400 milhões em investimentos. A planta terá capacidade de produção de 80 mil veículos por ano, com expectativa de gerar até 9 mil empregos de alta qualificação no Estado.

Além dos veículos elétricos, o Polo Automotivo do Ceará terá foco também na produção de híbridos e contará com incentivos fiscais do programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), do Governo Federal.

PEÇAS MONTADAS NO CEARÁ

A GM firmou contrato com a Planta Automotiva do Ceará (PACE), empresa do grupo Comexport. Durante o processo de produção deste primeiro modelo, as peças serão importadas e montadas na planta cearense.

Conforme o presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Danilo Serpa, a produção do veículo vai permitir maior competitividade de preços no mercado, além de “estimular a formação de uma cadeia regional de fornecedores de peças, baterias, softwares, componentes elétricos e híbridos”.