O prefeito Evandro Leitão (PT) apresenta, nesta terça-feira (9), os resultados da primeira fase da reestruturação da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, que garantiu a retomada das cirurgias no hospital.
No evento, previsto para as 9h, serão anunciadas as outras novas medidas implementadas, como a reabertura de unidades de atendimento. Desde o dia 15 de julho deste ano, a Prefeitura de Fortaleza iniciou um processo de intervenção da unidade hospitalar.
Leia também: Com mais de 2 mil sopas por dia, Prefeitura de Fortaleza lança projeto de combate à fome
O hospital havia interrompido os atendimentos por falta de insumos e por dívidas. A reestruturação conta com a colaboração do Governo Federal e do Governo do Estado do Ceará.
A iniciativa busca assegurar a continuidade do atendimento aos pacientes já em tratamento, viabilizar novas admissões e garantir a manutenção da qualidade dos serviços prestados à população. As ações contaram com apoio técnico e consultoria do Ministério da Saúde (MS).
QUITAÇÃO DE DÍVIDAS
A instituição aderiu a um programa do Ministério da Saúde que permite quitar dívidas por meio da oferta de cirurgias, consultas e exames gratuitos.
O acordo, oficializado pela Prefeitura, que atualmente está com a gestão da unidade filantrópica, foi firmado com o Governo Federal no último dia 29, e instituiu o programa “Agora Tem Especialistas”.
Leia também: Prefeitura inicia reabertura da Santa Casa com meta de 274 leitos até dezembro
Com a medida, a expectativa é de que a Santa Casa quite mais de R$ 1 milhão em débitos na realização dos procedimentos, nas áreas de ortopedia e oncologia, com oferta totalmente gratuita e integrada à rede municipal e estadual de saúde.
Segundo a gestão municipal, a regularização das pendências financeiras é um “passo estratégico” no processo de reestruturação do hospital.
