Menu

Fortaleza atualiza mapeamento de áreas de risco com apoio do Governo Federal

O PMRR reunirá informações sobre riscos recorrentes, como alagamentos, inundações e deslizamentos, além das vulnerabilidades da população e do território. Foto: Daniel Calvet/ Prefeitura de Fortaleza

A Defesa Civil de Fortaleza inicia, neste mês, a execução do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR). A iniciativa, que conta com R$ 700 mil do Governo Federal por meio do Ministério das Cidades, será realizada em parceria com o Serviço Geológico do Brasil (SGB). O objetivo é atualizar o mapeamento das áreas de risco da capital.

Uma reunião de alinhamento com lideranças comunitárias e agentes de relações comunitárias e cidadania foi marcada para quinta-feira (11), às 9 horas, no auditório da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). O encontro servirá para apresentar a metodologia de trabalho e ouvir as demandas locais.

ORIENTAÇÕES

Na ocasião, técnicos estarão disponíveis para detalhar como ocorrerão as visitas às comunidades e responder às dúvidas. Como o auditório possui capacidade limitada, os interessados devem confirmar presença.

O PMRR reunirá informações sobre riscos recorrentes, como alagamentos, inundações e deslizamentos, além das vulnerabilidades da população e do território. A partir desses dados, serão sugeridas medidas para prevenir ou reduzir impactos nas áreas mais suscetíveis.

DIAGNÓSTICO

As equipes percorrerão todas as Secretarias Executivas Regionais (SERs) de Fortaleza. O levantamento possibilitará um retrato real dos riscos e a indicação de soluções específicas para cada localidade. Com base nesse diagnóstico, será possível planejar políticas públicas mais eficazes e adequadas à realidade das comunidades.

O trabalho está previsto para durar 18 meses, tempo necessário para consolidar os estudos e propor estratégias de prevenção e mitigação de desastres naturais na Cidade.