O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), afirmou nesta segunda-feira (8) que as obras de requalificação da Praça do Ferreira, no Centro, estão 40% concluídas. A ordem de serviço para a autorização do início das obras foi assinada no dia 8 de julho. A previsão é que a reforma seja entregue no mês de novembro.
O gestor municipal realizou visita à praça, com a fiscalização da obra que, nesta segunda, completou dois meses de início. Dentre os destaques da reforma, até o momento, ele citou a nova pavimentação, estrutura de acessibilidade, recuperação dos bancos e construção dos quiosques em ritmo acelerado.
Para as obras, o investimento aportado foi de R$ 8 milhões. A requalificação, realizada em parceria com a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL Fortaleza), vai implantar travessias elevadas para pedestres, novos quiosques, paraciclos, além da requalificação dos passeios com foco em acessibilidade e reforma da fonte da Coluna da Hora.
O presidente da CDL Fortaleza, Assis Cavalcante, destacou, à época da assinatura da ordem de serviço, que a medida auxilia na valorização da cultura do Estado e da Capital, enfatizando que “Aqui [a praça] é o berço da cultura fortalezense, não podemos, de forma nenhuma, abandonar isso”, concluiu.
O arquiteto Fausto Nilo, autor do projeto, explicou, no dia da autorização das obras, que ela pode viabilizar outras melhorias no Centro da cidade.
“Não há, a partir desse projeto, uma ideia de reabilitação da zona central a partir da Praça do Ferreira. Mas é um estímulo inicial e, quem sabe, outras obras de reestruturação possam ser implantadas no Centro da cidade”, complementou.
Com a entrega prevista para novembro, o objetivo é não afetar as vendas do comércio durante as festas de fim de ano e permitir a realização do Natal de Luz no espaço.
