Menu

Papa canoniza Carlo Acutis, o “padroeiro da internet”, que se torna o 1º santo millennial

O "padroeiro da internet", Carlo Acutis (Foto: CNS)

O papa Leão XIV canonizou neste domingo (7) Carlo Acutis, que a partir de agora, é conhecido agora como o primeiro santo da geração millennial, nascidos entre 1980 e 1996. 

A cerimônia, realizada no Vaticano, foi também a primeira de santificação conduzida pelo pontífice desde que assumiu a Igreja em maio. Conforme estimativas do Vaticano, mais de 80 mil pessoas acompanharam à missa na Praça de São Pedro.

“Todos vocês, todos nós juntos, somos chamados a ser santos”, disse Leão XIV à multidão.

Ainda na mesma cerimônia, ele canonizou Pier Giorgio Frassati, um jovem italiano conhecido por ajudar os necessitados e que morreu de poliomielite na década de 1920.

Na abertura do evento, o papa afirmou que Acutis e Frassati eram exemplos de santidade e de auxílio aos necessitados.

“Carlo… gostava de dizer que o céu sempre nos esperou, e que amar o amanhã é dar o melhor de nós hoje”, disse.

Informações do Vaticano são de que 36 cardeais, 270 bispos e centenas de padres se inscreveram para celebrar a missa ao lado de Leão.

PADROEIRO DA INTERNET

Acutis é conhecido como “padroeiro da internet”, já que utilizava a computação para evangelizar online. Ele aprendeu a programar com o objetivo de criar sites e divulgar a fé católica. 

Em 12 de outubro de 2006, ele faleceu como vítima de leucemia. O seu primeiro milagre teria ocorrido, aliás, no dia do falecimento, mas em 2010, quando uma criança brasileira que tocou em uma relíquia sua, em Campo Grande (MS), se curou. Acutis foi beatificado pelo Vaticano em 2020.

O novo santo nasceu em Londres, na Inglaterra, mas foi criado em Milão, na Itália.