Em Fortaleza, será realizado o 5º Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação, evento que tem como objetivo fortalecer as articulações entre movimentos sociais, entidades civis e indivíduos comprometidos com a defesa da comunicação como um direito humano fundamental.
No Sindicato dos Bancários, no centro da capital cearense, o evento será gratuito e vai receber movimentos, especialistas e a sociedade civil para debater comunicação democrática e regulação das plataformas.
O Encontro, que ocorre desta segunda (8) até a quarta-feira (10), é realizado pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC).
Para participar, é necessário se inscrever na plataforma Doity. Clique aqui para acessar.
O ENCONTRO
Criado com o objetivo de fortalecer as articulações em defesa do direito à comunicação, o encontro inclui, em sua programação, painéis com autoridades, acadêmicos, comunicadores e representantes da sociedade civil.
Entre os temas confirmados estão regulação das plataformas e comunicação em tempos de inteligência artificial.
Entre as presenças já confirmadas estão Admirson Medeiros Ferro Júnior, Coordenador Geral do FNDC; Maria José Braga, Secretária Geral do FNDC; além do jornalista Leandro Demori e do pesquisador Sérgio Amadeu.
Também vão participar a coordenadora do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI), Renata Mielli; e de representantes do Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH), da Comissão de Inteligência Artificial da Câmara dos Deputados, da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), da União Nacional de Artistas Digitais e do Conselho Nacional de Direitos Humanos.
Além dos debates, haverá espaços para atividades autogestionadas, reflexões sobre comunicação comunitária, juventude e uso da internet, entre outras temáticas, além da 26ª Plenária Nacional do FNDC, no último dia do evento.
A plenária será o espaço de consolidação das pautas e de eleição da nova coordenação geral do FNDC.
