O Diretório do PT no Ceará empossou, neste sábado (6), os presidentes das Executiva do partido ao nível estadual e das 184 cidades do Estado. A posse ocorreu no Encontro Estadual do PT, pela manhã. Ainda no evento, o governador Elmano de Freitas foi lançado à reeleição e o deputado federal José Guimarães, para o Senado.
Além do governador e de Guimarães – que participou remotamente do Encontro -, o prefeito Evandro Leitão também foi uma das outras grandes atrações do momento. O ministro da Educação, Camilo Santana, não esteve presente.
Quem vai comandar o PT é Antônio Filho, o Conin, que assumiu a Direção Estadual pela segunda vez após ser reeleito no último mês de julho, durante o Processo de Eleição Direta (PED) da legenda.
Os presidentes do partido nos municípios cearenses também foram empossados.
A relação da Executiva estadual ainda não foi divulgada. Ao Opinião CE, a comunicação do PT afirmou que, devido a ajustes, os nome que integrarão a gestão da sigla no Ceará será divulgada na segunda (8) ou na terça-feira (9).
GUIMARÃES PARA O SENADO
Durante o Encontro, Guimarães foi lançado como pré-candidato ao Senado. Além dele, outros integrantes do grupo governista no Estado também postulam uma das duas vagas para a Câmara Alta do Congresso Nacional.
Ao ser citado como pré-candidato, o deputado federal foi aplaudido por parte dos presentes. “Ser ovacionado é a certeza que o nosso trabalho segue sólido ao lado do governador Elmano, do ministro Camilo Santana e prefeito Evandro Leitão”, escreveu o parlamentar.
O Campo Democrático, liderado por Guimarães, é a corrente com a maior força política no PT cearense. Conin é integrante da ala petista, além de outros nomes como o deputado estadual De Assis Diniz, ex-presidente do partido.
