Menu

Lula faz pronunciamento sobre 7 de setembro em defesa da soberania nacional

Presidente Lula. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Lula (PT) vai falar à população brasileira neste sábado (6) em ocasião do 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil. O pronunciamento será divulgado em rede nacional de rádio e TV. Com 5 minutos e 25 segundos de duração, a gravação vai ao ar às 20h30.

A expectativa é de que o presidente reforce a defesa da soberania nacional no seu pronunciamento. Nas últimas semanas, após as investidas do presidente norte-americano, Donald Trump, o tema tem sido um dos mais defendidos pelo Governo Federal.

Em meio ao tarifaço imposto pelos EUA e ao julgamento de Jair Bolsonaro (PL), Lula deve reforçar, em seu discurso, a classificação do filho do ex-presidente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL), e demais aliados de Bolsonaro como traidores da pátria.

Já no domingo (7), o presidente vai participar do desfile cívico-militar, em Brasília, onde são esperadas 30 mil pessoas.

Neste 7 de setembro, aliás, são esperadas manifestações políticas tanto de esquerda como da extrema-direita. Os bolsonaristas devem ir às ruas para defender o projeto de anistia aos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro de 2023 e pelo Impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. 

Já nas manifestações convocadas pelo PT, a defesa será pela soberania do País, respondendo à ofensiva dos EUA.

LULA ASSISTE “MALÊS”

Ainda neste sábado, antes do seu pronunciamento, às 18h, o presidente Lula vai assistir ao filme Malês, em sessão no Cine Alvorada. A estreia nacional do longa, que conta a história de uma das principais insurreições organizadas por africanos e seus descendentes escravizados no Brasil, em 1835.

A estreia do filme, dirigido por Antônio Pitanga, está marcada para o dia 2 de outubro. A pré-estreia da produção também acontece em Brasília, no domingo, no Cine Nave, com sessão seguida de debate com a atriz Samira Carvalho.

Malês já foi exibido em festivais nacionais e internacionais. Em janeiro deste ano, a história foi apresentada ao público da Mostra de Cinema de Tiradentes, em Minas Gerais. Na ocasião, em entrevista à Agência Brasil, o diretor Antônio Pitanga destacou que espera a circulação da obra muito além do circuito comercial.