Neste domingo, 7 de setembro, é celebrado o Dia da Independência. Para comemorar a data, o desfile cívico-militar em Fortaleza ocorrerá, como de costume, na Avenida Beira-Mr, a partir das 8h.
Já está confirmada a presença do governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), acompanhando o desfile de um camarote oficial instalado em frente ao Náutico Clube.
Abrindo o evento, é esperada a participação de cerca de 2.900 estudantes de escolas públicas e privadas e de integrantes de projetos sociais.
Na sequência, aproximadamente 3.000 militares da 10ª Região Militar e outros 5.600 integrantes da Marinha, do Exército e da Força Aérea vão desfilar na Beira-Mar.
Também participarão representantes das Polícias Militar do Estado do Ceará (PMCE), da Polícia Civil do Ceará (PC-CE), da Política Rodoviária Federal (PRF), do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (BPMCE) e da Perícia Forense do Ceará (Pefoce).
OPERAÇÃO DE MOBILIDADE
Para o evento, foi preparada uma operação especial de mobilidade, com o objetivo de garantir a segurança viária e facilitar o deslocamento da população.
A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) implementará bloqueios e desvios viários com a atuação de 200 agentes e orientadores de tráfego.
A operação da AMC terá início já no sábado (6), a partir das 22h, com a coibição do estacionamento da Av. Beira-Mar, no trecho compreendido entre as avenidas Rui Barbosa e Vicente de Castro.
No domingo, a partir das 6h, serão iniciadas as interdições de vias para auxiliar o acesso das tropas militares e de estudantes que participarão do evento.
Os principais bloqueios ocorrerão no sentido Mucuripe/Centro, abrangendo as avenidas Alberto Nepomuceno, Pessoa Anta, Almirante Barroso, Historiador Raimundo Girão, Barão de Studart, Beira-Mar e Abolição.
A recomendação para os condutores que irão prestigiar o desfile de 7 de Setembro é estacionar nas vias transversais às avenidas Abolição e Monsenhor Tabosa.
Já a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) reforçará o transporte público com a disponibilização de 16 ônibus extras, disponíveis a partir das 6h. As tarifas terão valor social, com a inteira custando R$ 3,90 e R$ 1,50 a meia passagem para estudantes.
O objetivo é facilitar o deslocamento da população ao desfile cívico-militar e às praias. A distribuição dos coletivos será da seguinte forma:
- Dois no Terminal do Papicu;
- Três no Terminal da Messejana;
- Quatro no Terminal da Parangaba;
- Quatro no Terminal do Siqueira;
- Três no Terminal do Antônio Bezerra.
O transporte coletivo irá operar com o quantitativo de domingos e feriados. Os horários e trajetos podem ser consultados por meio do aplicativo Meu Ônibus, disponível para Android e iOS.
DESVIO DE TRÁFEGO
Devido ao desfile, os condutores devem utilizar rotas alternativas. No sentido Centro/Mucuripe, as opções de tráfego incluem as ruas Pereira Filgueiras, Torres Câmara e Canuto de Aguiar, além das avenidas Padre Antônio Tomás e Santos Dumont.
Já no sentido Mucuripe/Centro, a orientação é optar pelas ruas Ana Bilhar, Deputado Moreira da Rocha e Tenente Benévolo, bem como as avenidas Padre Antônio Tomás, Dom Luís e Av. Almirante Henrique Saboia, a Via Expressa. A operação está prevista para seguir até 13h.
Algumas linhas de ônibus, aliás, terão alterações provisórias no trajeto:
- Linhas 029 – Parangaba/Náutico, 120 – Náutico/Vila do Mar/Antônio Bezerra, 076 – Conjunto Ceará/Aldeota/Papicu e 079 – Antônio Bezerra/BRT/Náutico (sentido volta): Av. Antônio Justa, Rua Vicente Leite, Rua Ana Bilhar, Rua Barbosa de Freitas, Av. Desembargador Moreira e segue o itinerário oficial;
- Linha 096 – Expresso/Conjunto Ceará/Papicu, 903 – Papicu/Varjota/Centro (sentido ida): Av. Desembargador Moreira, Av. da Abolição, Rua José Napoleão, Av. Antônio Justa e segue o itinerário oficial;
- Linha 012 – Circular 2/Centro (sentido volta): Av. da Abolição, Rua Júlio Ibiapina, Av. Antônio Justa, Rua Vicente Leite, Rua Ana Bilhar, Rua Barbosa de Freitas e segue o itinerário oficial;
- Linha 1203 – Messejana/BR-116/Aldeota (sentido volta): Av. Desembargador Moreira, Av. da Abolição, Rua Júlio Ibiapina, Av. Senador Virgílio Távora e segue o itinerário oficial.
