Menu

Unidades Odontológicas Móveis terão impressoras 3D para produção de próteses

O Governo Federal anunciou, na manhã desta sexta-feira (5), que vai investir em impressora 3D para produção de próteses odontológicas no Sistema Único de Saúde (SUS). A impressora estará presente nas Unidades Odontológicas Móveis. A ideia é que as próteses sejam produzidas em tempo real, podendo estar prontas em até 15 minutos.

O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante entrega simbólica de 23 Unidades Odontológicas Móveis (UOMs) a municípios cearenses, além de 17 novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará. Ao todo, 40 municípios cearenses serão beneficiados.

“Vamos ter no SUS uma impressora 3D. A pessoa vai na cadeira odontomóvel, o dentista vai passar uma espécie de canetinha, na hora, e vai fazer a impressão no computador. Em 15 minutos estará pronta’.

O investimento é de R$ 13 milhões e está integrado ao programa federal Brasil Sorridente, cujo objetivo é ampliar o acesso da população a serviços de saúde bucal.

Os consultórios sobre rodas são equipados para oferecer consultas, exames e procedimentos, fortalecendo a atenção básica e preventiva em diferentes regiões. A iniciativa busca atender, principalmente, comunidades em situação de maior vulnerabilidade, como indígenas, quilombolas, assentados, pessoas em situação de rua e moradores de áreas rurais e periferias urbanas.

O governador Elmano de Freitas (PT) destacou a importância do projeto para as comunidades de maior vulnerabilidade.

“Há um assentamento em Mombaça (…), ele fica a 60 km da cidade, estrada de chão. Nós imaginamos que essa cidade móvel vai poder ir lá, onde está o nosso povo mais simples e fazer o tratamento desse povo pra saúde bucal”, exemplificou Elmano.

Governador destacou que não é apenas uma questão de saúde, mas também de melhorar a autoestima da população.

“É o aspecto da pessoa voltar a sorrir, não ter vergonha de sorrir, ao contrário, é a alegria de sorrir com coisa boa.”

Além disso, 17 novas ambulâncias serão destinadas ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará. Os veículos irão renovar e ampliar a frota, garantindo mais agilidade e segurança no socorro à população.