Entre os dias 13 e 20 de setembro, os municípios de Guaramiranga e Baturité recebem a 31ª edição o Festival Nordestino de Teatro (FNT), e se tornam o centro das artes cênicas do Nordeste.
Entre as atividades está a Mostra Palco Ceará, que levará a espaços das cidades diversos espetáculos de grupos teatrais e artistas de 11 cidades cearenses.
Já a Mostra Nordeste, Cenas Germinantes e FNT para Crianças recebem espetáculos convidados e contarão com intervenções artísticas, música, debates e ações formativas.
Ruas, praças, teatros e outros equipamentos dos municípios serão ocupados, totalizando 65 apresentações gratuitas, em uma semana de imersão no universo das artes cênicas.
A abertura da 31ª edição do FNT acontece no dia 13, às 19h, na Praça do Teatro Municipal de Guaramiranga. O acesso é gratuito para todas as atividades.

ESPETÁCULOS
A Mostra Palco Ceará recebeu 90 propostas de espetáculos de 24 cidades cearenses. A programação conta com dez selecionados, que se apresentarão em Guaramiranga, e mais dois convidados, apresentados em Baturité.
As obras dialogam com diferentes linguagens teatrais desenvolvidas por artistas e grupos de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Varjota, Trairi, Quixeré, Arneiroz, Tauá, Itapipoca, Juazeiro do Norte e Aquiraz.
Conforme o coordenador de curadoria da Mostra Palco Ceará, Magela Lima, a maioria dos espetáculos é do interior do estado, e inclui montagens de rua, de palco italiano, solo, com elenco, produções de pesquisa contemporânea, outras mais ligadas à tradição.
“É um panorama muito diversificado do teatro do Ceará, que surpreende pela qualidade das propostas. São trabalhos que dão conta da força e da diversidade do teatro do Ceará”, ressaltou.
O público poderá conferir encenações que abordam: seca no Nordeste, homofobia, bullying na infância, Ditadura Militar, além da cultura e crenças populares e regionais.
BATURITÉ
A cidade recebe a Mostra Palco Ceará – Especial Baturité, que apresenta espetáculos com foco na linguagem do teatro de bonecos.
Dois importantes coletivos cearenses sobem ao palco: o Grupo Formosura de Teatro, de Fortaleza, e o Circo Tupiniquim Teatro de Bonecos, de Aquiraz.
