O Ministério do Esporte e o Centro Universitário UNIFATECIE, do Paraná, firmaram nesta terça-feira (2) um Acordo de Cooperação Técnica com foco na formação de 10 mil jovens para o setor de e-Sports. A iniciativa prevê cursos online gratuitos com conteúdo técnico, comportamental e linguístico, voltados a jovens de 15 a 29 anos em situação de vulnerabilidade social. As aulas devem começar em novembro de 2025.
A parceria busca preparar novos profissionais para o mercado de games e criação de conteúdo digital, priorizando estudantes da rede pública, pessoas negras, mulheres e pessoas com deficiência. A capacitação terá alcance nacional e abordará habilidades digitais essenciais, inclusão social e geração de renda.
“O esporte tem o potencial de enfrentar estereótipos e normas sociais adversas. Para que esse potencial seja consolidado, é crucial que todo o ecossistema esportivo atue em conjunto, e isso é um pedido do presidente Lula: estimular os jovens em toda a sua diversidade com igualdade de oportunidades para participar e se beneficiar do e-Sport”, afirmou o ministro do Esporte, André Fufuca.
Segundo o reitor da UNIFATECIE, Gilmar de Oliveira, a expectativa é transformar vidas. “É uma parceria muito importante para os jovens brasileiros, ofertaremos 10 mil bolsas gratuitas de jogos digitais. Temos certeza de que esses cursos vão transformar muito a vida desses jovens“, finalizou.
A iniciativa também conta com apoio do secretário nacional de Apostas Esportivas, Giovanni Rocco, e do diretor de e-Sports do Ministério, Marcio Zuba de Oliva, que destacaram o ineditismo da ação e seu papel estratégico no fortalecimento dos esportes eletrônicos no Brasil.
