O governador Elmano de Freitas (PT) garantiu nesta quinta-feira (4) que o Estado vai construir mais uma unidade prisional. De acordo com o chefe do Executivo, já existem licitações em curso para a construção. A medida, segundo Elmano, atende ao aumento da prisão de faccionados. Ainda não há informação sobre onde estará localizada a unidade prisional.
“Estamos prendendo mais (…). Isso exigirá de nós mais vagas do sistema prisional, é o que estamos trabalhando para realizar”, afirmou.
De acordo com Elmano, a prisão de faccionados aumentou em mais de 50% e a de pessoas acusadas de homicídio, em mais de 40%, o que resulta na prisão aproximada de 100 pessoas por dia.
No portal da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP), o Estado conta, atualmente, com 30 unidades prisionais.
RELATÓRIO APONTA FORÇA DO CV
Nesta semana, a Polícia Civil do Ceará (PCCE) divulgou um relatório que aponta que o CV “muito em breve assumirá o controle” na guerra entre as facções no Estado.
Segundo o governador, o aumento no número de profissionais que trabalham em inteligência possibilitou adquirir mais informações sobre como as organizações criminosas funcionam. O Estado passou de cerca de 130 profissionais para quase 800, conforme o chefe do Executivo.
Na semana passada, Elmano já havia afirmado a intensificação do trabalho das forças de segurança do Estado em duas regiões específicas: no bairro Vicente Pinzon, em Fortaleza, e no Interior Norte.
Na Capital, o trabalho policial na região próxima ao Porto do Mucuripe tem feito com que as facções que lá atuam fortalecessem sua atuação no Papicu, bairro vizinho.
“O que posso adiantar é que vamos intensificar as operações, especialmente nessas áreas em que os dados e as informações de violência e as informações da inteligência apontam que precisamos intensificar as ações da polícia”, disse ele, à época.
