Menu

CMFor levará sessões plenárias e serviços para comunidades de Fortaleza

A iniciativa é instituída por meio de projeto de resolução apresentado pelo presidente da Casa, vereador Leo Couto (PSB). Foto: Divulgação/ CMFor.

A Câmara de Fortaleza (CMFor) lançou, nesta quinta-feira (4), o programa “Nossa Casa é de Todos”. A medida busca aproximar o Legislativo da Capital cearense da população, por meio de sessões plenárias e serviços ofertados pela Central da Cidadania diretamente nas comunidades.

O programa estabelece como política permanente a descentralização das atividades e serviços da Câmara de Fortaleza nas 12 regionais da Cidade.

A iniciativa é instituída por meio de projeto de resolução apresentado pelo presidente da Casa, vereador Leo Couto (PSB). 

“A proposta é simples, mas poderosa: levar a Câmara para perto das pessoas. Queremos estar nas comunidades, nos bairros, ouvindo de perto as demandas da população e mostrando, com transparência, como funciona o trabalho legislativo”, apresentou o parlamentar.

A primeira edição do programa acontece nos dias 11, 12 e 13 de setembro, no bairro Cais do Porto. A programação conta com realização de uma sessão plenária ordinária, emissão de RG, carteirinha de estudante, atendimentos de saúde, orientações e atendimento do Crediamigo para microempreendedores e outros serviços.

Além disso, o evento contará com atendimentos da Procuradoria da Mulher de Fortaleza, feirinha com empreendedores locais, atrações culturais e fomento à cultura geek e tecnologia, com ações do SANA no local.

O PROGRAMA

O “Nossa Casa é de Todos” será realizado uma vez por mês, em um bairro diferente da Cidade, contemplando em forma de rodízio cada regional da Capital.

Os objetivos do programa são: fomentar a cidadania ativa e a educação política, fortalecer a representação e qualificar a produção legislativa e descentralizar os serviços ofertados pela Casa, promovendo a acessibilidade institucional.

Em alinhamento com os pilares da gestão (inclusão, inovação e sustentabilidade), todos os serviços ofertados devem observar os seguintes princípios como: atendimento humanizado e inclusivo; adoção de práticas sustentáveis; e desenvolvimento de inovações tecnológicas.

Confira a programação completa:

11/09 – Sessão ordinária especial

  • Local: Auditório da EMTI Vereador Alberto Gomes de Queiroz (Av. Zezé Diogo, 782 – Cais do Porto)
  • Horário: 9h30 até o fim da sessão

12/09 – Serviços da Central da Cidadania, Economia Criativa e Promoção da Cultura

  • Local: No calçadão da orla da praia em frente à Associação União de Jovens do Vicente Pinzon (R. Nezita Pereira, 263 – Cais do Porto)
  • Horário: 13h às 20h
  • Serviços: Emissão de RG, carteirinha de estudante e cartão do idoso, serviços da AMC, aferição de pressão e glicemia, orientações para microempreendedores, atendimento da Procuradoria da Mulher, feira de empreendedores locais, stand do SANA e atrações culturais.

13/09 – Serviços da Central da Cidadania, Economia Criativa e Promoção da Cultura

  • Local: No calçadão da orla da praia em frente à Associação União de Jovens do Vicente Pinzon (R. Nezita Pereira, 263 – Cais do Porto)
  • Horário: 8h às 12h
  • Serviços: Emissão de RG, carteirinha de estudante e cartão do idoso, serviços da AMC, aferição de pressão e glicemia, orientações para microempreendedores, atendimento da Procuradoria da Mulher, feira de empreendedores locais, stand do SANA, atrações Culturais