Menu

Com mais de 70 profissionais, Evandro Leitão lança Guarda Comunitária Escolar de Fortaleza

Cada viatura ficará vinculada a um território do Pacto Pela Segurança Cidadã, e as equipes são formadas por guardas municipais que concluíram o Curso de Prevenção e Guarda Comunitária (CPGCOM). Foto: Beatriz Boblitz

O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), lançou, nesta segunda-feira (1º), a Guarda Comunitária Escolar (GCE), parte da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF).

O efetivo contará com 12 viaturas para reforçar a segurança nas unidades de ensino municipal, ao lado dos Pelotões das Regionais.

A iniciativa integra o sistema de segurança do Ceará, ampliando o patrulhamento e a prevenção nas escolas, principalmente durante a entrada e saída de estudantes.

Conforme Evandro Leitão, ao todo, 72 pessoas atuarão diretamente nas unidades de ensino, garantindo mais tranquilidade para estudantes, professores e toda a comunidade escolar.

“Estamos trabalhando para cuidar da educação e proteger quem vive o dia a dia das nossas escolas. Sabemos que a segurança é um grande desafio, mas seguimos firmes, realizando avanços como nomeação de novos guardas, qualificação do efetivo e o alinhamento com as forças de segurança estaduais e nacionais, para levar cada vez mais proteção à população da nossa cidade”, afirmou o prefeito.

Já segundo o titular da Sesec, Cel Márcio Oliveira, a Guarda Comunitária Escolar se destaca pela abordagem sensível e especializada, e a formação dos profissionais será essencial para ampliação da capacidade operativa.

“A Guarda Comunitária Escolar atuará com mais proximidade das comunidades, criando vínculos com alunos, professores e famílias, garantindo mais segurança e um cuidado ainda maior com o ambiente escolar”, complementou.

Cada viatura ficará vinculada a um território do Pacto Pela Segurança Cidadã, e as equipes são formadas por guardas municipais que concluíram o Curso de Prevenção e Guarda Comunitária (CPGCOM). 

CUIDADO REFORÇADO

A Guarda Comunitária Escolar atua em parceria com a Célula de Segurança Escolar da Secretaria Municipal de Educação.

A equipe realiza rondas diárias e patrulhamento ostensivo, especialmente no entorno de escolas municipais que necessitem de maior atenção da segurança.

Como destaca a diretora-geral da GMF, inspetora Cristiane Fernandes, a criação da Guarda Comunitária Escolar configura um avanço significativo na proteção do ambiente escolar.

“Todos os agentes passaram por capacitação com foco em mediação de conflitos, abordagem comunitária e uso diferenciado da força. Esse preparo garante que estejamos ainda mais próximos da comunidade escolar, assegurando que nossas crianças possam usufruir do direito à educação com tranquilidade e segurança”, ressaltou.

Entre as ações implementadas estão a presença de guardas na entrada e saída de alunos, a participação em reuniões de pais e mestres e o monitoramento contínuo das escolas em seu entorno, por meio de câmeras e sistemas de segurança que integram o videomonitoramento de Fortaleza.

As viaturas da frota, modelo Duster, seguem a identidade visual da Inspetoria, com adesivação em tons de azul royal e brasão específico.