Em busca de combater a crise enfrentada pelos produtores de leite no Ceará, o assunto será tema de uma audiência pública proposta pelo deputado estadual De Assis Diniz (PT), 1º secretário da Assembleia Legislativa, em parceria com o deputado Felipe Mota (União Brasil). O anúncio foi feito durante sessão plenária na manhã desta terça-feira (2), com foco na mobilização de diversos setores para discutir soluções para o setor.
A proposta é reunir representantes de órgãos estaduais como a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), Secretaria da Fazenda (Sefaz), além de entidades como o Sindicato das Indústrias de Laticínios, MST, Faec, Fetraece, técnicos, empresas e produtores de leite. Segundo De Assis, o objetivo é enfrentar a situação crítica vivida atualmente pelos trabalhadores e trabalhadoras da atividade leiteira no estado.
Um dos principais pontos de preocupação é a redução do valor pago pelo litro de leite. Conforme destacou o parlamentar, o preço sofreu uma queda acumulada de R$ 0,30 apenas neste ano, sem que houvesse redução proporcional para o consumidor final. A situação motivou, inclusive, uma manifestação realizada no último sábado (30), em frente à unidade da Alvoar Lácteos, em Morada Nova, empresa responsável por cerca de 50% da compra de leite no Ceará.
De Assis Diniz chamou atenção para a ausência de um mecanismo regulador de preços, como já existe em estados como Goiás e Minas Gerais, onde há indexadores que garantem maior previsibilidade ao setor. Ele também criticou a entrada irregular de leite de outros estados, que impacta diretamente os produtores locais, mesmo com o apoio do Governo do Estado, que tem oferecido isenções fiscais para fortalecer o setor.
