Menu

Clima instável marca início de setembro no Ceará, com calor e ventos fortes

O mês de setembro começou com leve indícios de chuva em diversas regiões do Ceará. De acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), imagens captadas às 8h30 desta segunda-feira (1º) pelo satélite GOES-19 mostram ampla cobertura de nuvens sobre o estado, especialmente na faixa litorânea, incluindo áreas da capital, onde foram registradas chuvas isoladas.

A previsão do tempo para o período de segunda a quarta-feira (3) indica cenário de maior estabilidade atmosférica, com céu nublado a parcialmente nublado nas madrugadas e manhãs, sobretudo nas regiões litorâneas e no centro-sul do estado, que compreende áreas como o Sertão Central e Inhamuns, Jaguaribana e Cariri.

As temperaturas máximas devem seguir elevadas, com termômetros marcando entre 35 °C e 37 °C em municípios das macrorregiões do Sertão Central e Inhamuns, Jaguaribana, Ibiapaba, Litoral do Pecém e Litoral Norte. Nas demais localidades, a máxima deve oscilar entre 31 °C e 34 °C.

Já na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), a previsão é de temperaturas mais amenas, com máximas de até 32 °C e mínimas em torno de 24 °C.

Apesar das altas temperaturas e da baixa umidade relativa do ar, a atuação de ventos mais intensos tende a aliviar o desconforto térmico nos próximos dias. A Funceme destaca que rajadas de vento podem atingir até 65 km/h, especialmente em municípios localizados no litoral e em áreas serranas.