Menu

Instituto do Câncer adquire tecnologia inédita e pioneira em radioterapia de alta precisão

Autoridades do Ministério da Saúde, das secretarias Estadual (Sesa) e Municipal da Saúde (SMS), além de representantes de instituições de saúde e a diretoria da Rede ICC, participaram de uma solenidade que celebrou essa conquista e reforçou a excelência da Rede ICC Saúde no cuidado oncológico. Foto: Divulgação

O Ceará contará, pela primeira vez, com tratamentos radioterápicos de irradiação de corpo total (TBI) — técnicas avançadas aplicadas com alta tecnologia, em baixas doses e de forma hipofracionada. Esse procedimento representa o mais alto nível tecnológico disponível no mundo para o cuidado oncológico. A conquista foi possível graças à chegada de um novo acelerador linear de última geração, que permitirá à Rede ICC Saúde oferecer terapias mais precisas, seguras e menos agressivas, beneficiando, principalmente, pacientes com leucemia que antes precisavam se deslocar para outros estados. A instalação completa do equipamento está prevista para ocorrer até o final deste ano.

Com a nova tecnologia, mais de 3,27 milhões de pessoas em Fortaleza e no interior do Estado terão acesso ampliado a tratamentos de radioterapia de alta complexidade. A capacidade do serviço da Rede ICC Saúde crescerá 18%, passando de 3,7 mil para 4.344 procedimentos anuais. Somente nos primeiros 14 meses, deverão ser realizados 677 novos tratamentos. Além de atender à demanda da população, a tecnologia permite protocolos alinhados aos principais centros oncológicos do mundo, como City of Hope, St. Jude, MD Anderson e Memorial Sloan Kettering.

Essa expansão reforça o compromisso da Rede ICC Saúde com o modelo de cuidado integral, que oferece atendimento completo a cada paciente — da prevenção ao diagnóstico, cirurgia, quimioterapia, radioterapia de alta tecnologia e acompanhamento multidisciplinar contínuo.

Reconhecida pelo Ministério da Saúde (MS) como Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon), a Rede ICC é referência nacional há quase 80 anos e pioneira na adoção de terapias inovadoras, estudos genéticos preditivos e pesquisa clínica. Por meio do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon), pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso gratuito a tratamentos de ponta, incluindo avanços na Medicina de Precisão e procedimentos inéditos no Estado, como a primeira cirurgia robótica no Norte e Nordeste.

Na sexta-feira (29), autoridades do Ministério da Saúde, das secretarias Estadual (Sesa) e Municipal da Saúde (SMS), além de representantes de instituições de saúde e a diretoria da Rede ICC, participaram de uma solenidade que celebrou essa conquista e reforçou a excelência da Rede ICC Saúde no cuidado oncológico. O momento simboliza o compromisso permanente da instituição em ampliar o acesso da população a tratamentos de alta complexidade, com qualidade, segurança e humanização, em cooperação com o Ministério da Saúde e outros centros de referência.