A Prefeitura de Fortaleza convocou 411 candidatos aprovados no concurso público para a extinta Fundação de Apoio à Gestão Integrada em Saúde de Fortaleza (Fagifor), realizado em 2024. A medida, publicada no Diário Oficial do Município (DOM) desta quinta-feira (28), já havia sido anunciada anteriormente pelo prefeito Evandro Leitão (PT), em ação que faz parte do programa Saúde que Cuida, do Plano Fortaleza Inclusiva.
Os profissionais irão compor o quadro efetivo da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), para atuar em postos de saúde, hospitais e no atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
A convocação contemplou profissionais de diferentes especialidades, para 13 cargos. São eles:
- Médico;
- Auxiliar de farmácia;
- Auxiliar em saúde bucal;
- Cirurgião-dentista;
- Enfermeiro;
- Fisioterapeuta;
- Motorista socorrista;
- Nutricionista;
- Técnico de laboratório de análises clínicas;
- Técnico em enfermagem;
- Técnico em imobilização ortopédica;
- Técnico em radiologia.
De acordo com o prefeito, com a convocação, será possível ampliar o acolhimento na rede municipal de saúde para mais de 19 mil por mês, além de três mil atendimentos de saúde bucal e 1.500 de emergência pelas ambulâncias do Samu.
“E vem mais por aí. Vamos chegar a mais de mil novos profissionais da nossa rede de atendimento até o fim do ano, como parte do nosso programa Saúde que Cuida Fortaleza”, acrescentou.
Conforme consta no Diário Oficial, os convocados devem estar atentos ao cronograma da convocação, para saber o dia e o horário em que deverão comparecer à junta médica, entre 1º e 12 de setembro, no Instituto de Previdência do Município (IPM).
