A secretária das Mulheres do Ceará, Lia Gomes (PDT), anunciou nesta sexta-feira (29) um novo passo na estratégia de interiorização da política de proteção às mulheres no estado. Em cerimônia realizada no Palácio da Abolição, a secretária destacou a entrega de 29 viaturas da Patrulha Maria da Penha aos municípios cearenses ainda este ano, como parte de um plano que envolve a criação de casas municipais de acolhimento e formação para as guardas municipais.
“O Ceará vem ampliando muito fortemente essa rede de proteção às mulheres. Estamos com uma meta de entregar 29 viaturas ainda este ano. Essas viaturas serão entregues para as guardas municipais, com a contrapartida dos municípios de abrir uma casa municipal. Essa é uma tentativa nossa de interiorizar a política de maneira mais efetiva”, afirmou.
Segundo Lia Gomes, embora o estado já conte com quatro Casas da Mulher Cearense e Brasileira em funcionamento e outras duas previstas para inauguração, as pesquisas apontam que os atendimentos ainda se concentram nas mulheres do município onde as casas estão localizadas, limitando o alcance regional previsto.
“Apesar de termos grandes investimentos, já que cada casa custa mais de R$ 4 milhões por ano para ser mantida, percebemos que quem acaba indo para essas unidades são as mulheres do próprio município. Por isso, vamos investir nessa parceria com as prefeituras”, disse.
Além da entrega das viaturas, a proposta envolve capacitação das guardas municipais e articulação com outros serviços públicos para oferecer atendimento psicológico e jurídico às mulheres em situação de violência. “Queremos garantir que essas mulheres sejam acolhidas de forma eficaz e saiam de relacionamentos abusivos com apoio da rede. É uma ação articulada com diversos órgãos públicos”, finalizou.
