Menu

“Cá entre Nós”: homens participam de ação contra violência às mulheres em Fortaleza

O lançamento do projeto contou com a presença de cerca de 50 homens para uma roda de conversa. Créditos: Divulgação

Projeto “Cá entre Nós”, promovido pela Secretaria Municipal da Mulher (Semulher), coloca o homem como agente de transformação no enfrentamento à violência contra as mulheres. O primeiro encontro ocorreu na noite da última terça-feira (26/8), no Polo de Lazer da Sargento Hermínio, em Fortaleza.

O lançamento reuniu cerca de 50 homens em uma roda de conversa.

A proposta é levar aos territórios em situação de vulnerabilidade, onde há altos índices de violência doméstica e familiar contra a mulher, encontros em espaços abertos, utilizando atividades de educação popular. O objetivo é estimular a participação dos homens como sujeitos de transformação dentro da família e da sociedade.

Uma equipe da Guarda Municipal também foi capacitada para atuar como facilitadora das rodas de conversa. Escolhidos pela Sesec, os mediadores participam sem uniforme e sem identificação profissional, conduzindo falas, direcionando debates e auxiliando na mediação de possíveis conflitos.

DECLARAÇÕES

O secretário da Segurança Cidadã de Fortaleza, Márcio Oliveira, destacou o esforço conjunto para enfrentar a violência contra mulheres.

“Não tenho dúvidas de que será possível alcançar resultados se todos, de mãos dadas e com um único foco, agirmos para garantir mais segurança e vida para as mulheres”, afirmou.

A secretária da Mulher, Fátima Bandeira, reforçou a importância da atuação conjunta.

“Na Secretaria da Mulher temos clareza de que, juntos, homens e mulheres, vamos conseguir enfrentar o problema da violência doméstica e da violência contra a mulher de uma maneira geral”, ressaltou.

O secretário de Relações Comunitárias, André Barbosa, também frisou o protagonismo masculino na mudança social

“Estamos realizando algo que, verdadeiramente, pode transformar e erradicar, de uma vez por todas, a violência contra a mulher. É ouvindo os homens que convivem diariamente com as mulheres que conseguiremos dar início a uma grande transformação, fazendo de Fortaleza uma capital de todos e todas”, destacou.

PARTICIPAÇÃO

O lançamento contou ainda com a presença da Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec), da Secretaria de Relações Comunitárias (Serc) e de Agentes de Relações Comunitárias e Cidadania, que serão capacitados ao longo do projeto.

Até dezembro de 2025, a meta é percorrer os 12 territórios de Segurança Cidadã da Capital, capacitando os Agentes de Relações Comunitárias e Cidadania, conforme o calendário de encontro.