A cidade de Sobral receberá uma unidade do Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Frei Tito de Alencar (EFTA). A iniciativa é fruto do Acordo de Cooperação Técnica entre o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado Romeu Aldigueri (PSB), e a reitora da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), professora Izabelle Mont’Alverne.
Pelo acordo, a Universidade cederá o espaço físico para o funcionamento do escritório. O espaço contará com técnicos selecionados pela Alece.
A iniciativa é a segunda etapa do projeto de expansão dos serviços do EFTA, iniciado em julho de 2024, com a inauguração de uma sede em Crato, na região do Cariri.
Conforme o coordenador do EFTA, Higor Rodrigues, a iniciativa representa um valioso ato de fortalecimento das atividades do escritório.
“A decisão do presidente Romeu Aldigueri de, em parceria com a UVA, levar o EFTA para a região norte do Ceará representa uma importante conquista para a defesa dos direitos humanos na região e uma oportunidade de ampliar os serviços prestados pelo escritório, permitindo uma maior proximidade com as comunidades atendidas na região”, destacou Rodrigues.
No primeiro semestre deste ano, o EFTA Cariri beneficiou mais de 500 famílias. Contando com as unidades de Fortaleza e Crato, 46.020 famílias foram amparadas por meio do acompanhamento de 137 casos.
ESCRITÓRIO FREI TITO
O Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Frei Tito de Alencar (EFTA) é um órgão permanente de promoção à cidadania da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece).
A atuação da entidade tem foco na assessoria jurídica popular, judicial e extrajudicial às comunidades vulnerabilizadas, aos grupos, coletivos, movimentos e indivíduos em casos emblemáticos de violações de direitos humanos.
As sedes funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, atendendo presencial ou virtualmente, a partir de agendamento prévio feito pelos contatos disponíveis abaixo.
