O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), entregou três novos ambientes nesta terça-feira (26). A unidade passa a contar com a Sala Lilás Clarissa Costa Gomes, dedicada a mulheres vítimas de violência, uma sala de medicação para pacientes da emergência e mais uma sala de Hemodinâmica para procedimentos relacionados a doenças vasculares, cerebrais e oncológicas.
O secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, e a secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho, acompanharam a abertura dos espaços.
“O Governo do Ceará busca melhorar cada vez mais os serviços de saúde. Mais de 80% dos cearenses utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS). Nosso objetivo é oferecer atendimento humanizado, reduzir o tempo para consultas, exames e cirurgias, e proporcionar cuidado digno e mais qualidade de vida a quem precisa de atenção especializada”, salientou o secretário Chagas Vieira.
SALA LILÁS
Localizada na Emergência Obstétrica, a Sala Lilás oferece atendimento privativo e humanizado às mulheres em situação de violência. O espaço foi nomeado Clarissa Costa Gomes, em homenagem à enfermeira do HGF vítima de feminicídio em julho deste ano. Os pais de Clarissa, Áurea Costa e Luciano Gomes, participaram da cerimônia de descerramento da placa.
O local segue diretrizes do SUS, garantindo atendimento seguro e sigiloso, com áreas para acolhimento individual, exames, procedimentos emergenciais e espaço para crianças que acompanham as pacientes.
“Toda mulher será acolhida, ouvida e respeitada. Clarissa dedicou sua vida à Enfermagem e seu nome ficará marcado na história do HGF como símbolo de dedicação às mulheres”, afirmou a secretária Tânia Mara Coelho. “Mais que um espaço físico, a Sala Lilás simboliza nosso propósito de apoiar cada mulher que buscar o hospital”, destacou o diretor-geral do HGF, Manoel Pedro Guimarães, ressaltou.
A defensora pública Jeritza Braga Rocha Lopes, coordenadora do Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (Nudem), destacou a importância da escuta e do preparo das equipes para identificar a violência desde o início. A secretária-executiva de Enfrentamento à Violência contra a Mulher da Secretaria das Mulheres, Julliana Albuquerque Marques, reforçou a integração das políticas públicas e a intenção de estender o modelo a outros hospitais regionais.
A vereadora Adriana Almeida (PT), procuradora da Mulher da Câmara de Fortaleza (CMFor), lembrou que a iniciativa simboliza cuidado humanizado e proteção à vida das mulheres.
O HGF faz parte da Rede Pontos de Luz, composta por hospitais de referência no enfrentamento à violência sexual e doméstica, incluindo o Hospital Geral Doutor César Cals, o Hospital Infantil Albert Sabin (Hias) e o Hospital Regional Norte (HRN).
MEDICAÇÃO
A nova Sala de Medicação possui capacidade para 25 pacientes e inclui sala de procedimentos e régua de consumo individualizada. O espaço amplia o atendimento humanizado aos usuários do SUS.
“O local garante conforto e qualidade no atendimento de pacientes da emergência, com suporte completo para procedimentos de forma humanizada”, explicou o coordenador da Emergência, Marcelo Vasconcelos.
HEMODINÂMICA
O Setor de Hemodinâmica passou por reforma e ampliação, contando agora com duas salas equipadas com tecnologia avançada. O espaço é considerado um dos parques tecnológicos mais modernos do Ceará, público ou privado, para diagnóstico e tratamento de doenças neurológicas, cardiológicas, endovasculares e oncológicas. A nova sala aumentará em 34% o número de pacientes atendidos.
“Com este equipamento, o paciente terá tempo de procedimento reduzido e poderá retomar suas atividades com mais rapidez”, destacou o coordenador da Hemodinâmica, médico Ricardo Leite de Aquino.
