Menu

Evandro Leitão empossa 178 novos servidores para reforçar saúde mental em Fortaleza

Entre os nomeados estão médicos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros aprovados no último concurso para a rede, realizado em 2018, e que, após sete anos, assumem como servidores públicos (Foto: Beatriz Boblitz)

O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, empossou nesta terça-feira (26), 178 novos servidores que irão atuar na Rede de Atenção Psicossocial (Raps) da capital cearense. Os profissionais, entre médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e enfermeiros, foram aprovados no concurso público realizado em 2018 e, após sete anos, passam a integrar oficialmente o quadro da saúde municipal.

A nomeação representa um reforço de 25,2% no número de profissionais dedicados à atenção psicossocial. Durante a cerimônia, Evandro Leitão destacou que a convocação dos aprovados está alinhada ao programa Saúde que Cuida, lançado no fim de julho, e que visa à ampliação e à qualificação dos serviços de saúde mental, incluindo reformas estruturais, contratação de pessoal e construção de novos equipamentos.

“Estamos sempre dialogando no sentido de fortalecer o tripé medicamentos, profissionais e estrutura física. Conseguimos normalizar os medicamentos. Na estrutura física, lançamos um pacote de reforma e requalificação de todas as unidades, incluindo os Caps. Agora, estamos contemplando os profissionais. São 178 servidores novos, das mais diversas especialidades, para proporcionar uma melhor saúde mental para a população de Fortaleza”, destacou.

De acordo com a secretária municipal da Saúde, Riane Azevedo, os novos servidores serão distribuídos conforme a demanda de cada unidade da Raps. A prioridade é completar as equipes dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) que ainda enfrentam déficit de profissionais.

“Nosso objetivo é que todos os equipamentos tenham o quantitativo de profissionais suficiente para fornecer um tratamento adequado à população. A partir de hoje, eles assinam o termo de posse e, já na primeira semana de setembro, estarão todos alocados”, explicou a gestora.

No primeiro semestre de 2025, os Caps da cidade já contabilizaram mais de 335 mil atendimentos. Para fortalecer ainda mais a rede, a Prefeitura de Fortaleza prevê a reforma de 24 equipamentos, incluindo os 16 Caps, quatro residências terapêuticas e quatro Unidades de Acolhimento.