Menu

Elmano de Freitas participa de encontro nacional das Polícias Civis e defende integração no combate ao crime organizado

Foto: Carlos Gibaja/ Casa Civil

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, participou nesta terça-feira (26) da abertura do 4º Encontro Nacional de Tecnologia e Inteligência para Líderes e Gestores da Polícia Civil. O evento ocorre até esta sexta-feira (29), em Fortaleza, e reúne autoridades da segurança pública de todo o país para debater o uso de tecnologia e estratégias de integração no enfrentamento ao crime organizado.

Com foco na modernização das forças policiais e no fortalecimento da inteligência, o encontro apresenta sistemas inovadores que visam aprimorar a atuação das Polícias Civis em âmbito nacional.

Durante a abertura, o governador destacou a importância da troca de informações e da unificação de procedimentos entre os estados. “Esse evento é muito importante. Aqui eles discutem como podem uniformizar procedimentos, colaborar mais com os outros (estados), como ter acesso às informações do avanço tecnológico que nos permite investigar com mais profundidade as organizações criminosas que atuam de maneira nacional e internacional”, afirmou.

Elmano também defendeu a articulação entre as forças estaduais e federais. “Eu acho que esse é o caminho integrar o nosso banco de dados, integrar nossas inteligências, integrar nossas forças de segurança do país. Inclusive, também com as Forças de Segurança Federais, para que possamos efetivamente vencer e derrotar as organizações criminosas no Brasil, reforçou.

Nos últimos anos, o Governo do Ceará tem reforçado os investimentos na Polícia Civil, com ampliação da capacidade investigativa e da estrutura da corporação. A gestão aumentou o número de cargos na área de inteligência de 135 para 791 e lançou dois concursos públicos: um com 500 vagas para oficial investigador e outro com 100 vagas para delegado. Desde 2023, 428 novos policiais civis já tomaram posse.

O delegado-geral da Polícia Civil do Ceará e presidente do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil (Concpc), Márcio Gutiérrez, destacou que o evento é um marco no desenvolvimento de estratégias conjuntas de segurança pública. “Para a gente, é motivo de muito orgulho trazer esse encontro para cá, marcado por debates na área da segurança pública. Vamos debater tecnologias e ferramentas para que a gente consiga combater melhor o crime organizado, identificar autores de crimes e localizar foragidos”, declarou.

De janeiro a julho deste ano, a Polícia Civil cearense já capturou 177 criminosos que estavam foragidos em outros estados ou que ordenavam crimes à distância.