O primeiro dia do 4° Encontro Nacional de Tecnologia e Inteligência para Líderes e Gestores da Polícia Civil, nesta terça-feira (26), marcou o lançamento oficial do Portal de Desaparecidos do Brasil. A plataforma nacional reúne informações sobre pessoas desaparecidas e permite o compartilhamento unificado entre todas as Polícias Civis do País.
A nova ferramenta representa um avanço no enfrentamento a um dos maiores desafios da segurança pública. Com acesso centralizado aos dados, as investigações ganham eficiência, aumentando a rapidez na localização de pessoas e fortalecendo a cooperação entre estados.
O encontro, realizado desde 2021, consolida-se como espaço de integração e inovação. Em 2024, por exemplo, o Sistema Nacional de Cartas Precatórias foi implementado, agilizando a tramitação de comunicações judiciais entre estados e alcançando sucesso em todo o país.
COMPROMISSO
Assim como o sistema de cartas precatórias, o Portal de Desaparecidos surge do compromisso assumido nos encontros nacionais. O lançamento CC
“A plataforma é uma ferramenta importante para localizar pessoas que possam estar em outros estados. E reforçando, não espere 24 horas para registrar boletim de ocorrência de desaparecidos“, destaca o presidente do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil (Concpc) e delegado-geral da Polícia Civil do Ceará (PCCE), Márcio Gutiérrez.
O portal está disponível no site desaparecidosbrasil.org.
