A Assembleia Legislativa (Alece), por meio da Procuradoria Especial da Mulher (PEM) e do Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC), com apoio de entidades e coletivos parceiros, promove no próximo sábado (30) a 3ª Marcha em Defesa da Mulher. A concentração terá início às 6h30, na sede da PEM, localizada na Avenida Desembargador Moreira, 2930-A, no bairro Dionísio Torres.
O ato é um manifesto em favor da igualdade de gênero, da dignidade e dos direitos humanos das mulheres. Também reforça o empoderamento feminino e a luta contra todas as formas de violência, incluindo o feminicídio.
RESISTÊNCIA
A deputada Juliana Lucena (PT), procuradora Especial da Mulher da Alece, ressalta que a marcha representa mais do que uma caminhada. “É um ato de resistência, visibilidade e esperança. Estamos falando da vida das mulheres e do direito de todas nós vivermos com dignidade e segurança“, afirmou.
A mobilização reconhece a diversidade das mulheres cearenses e os desafios que enfrentam diariamente para acessar seus direitos. Em 2023, a primeira edição contou com a participação de mais de 30 entidades civis, vereadoras de vários municípios, parlamentares estaduais e centenas de pessoas. O evento se consolidou como um dos maiores atos do Agosto Lilás, campanha nacional de enfrentamento à violência contra a mulher. Para 2025, a expectativa é reunir cerca de 800 participantes.
UNIÃO
Juliana Lucena acrescenta que a marcha fortalece a parceria entre poder público e sociedade civil. “Nenhuma mulher pode caminhar sozinha. Por isso, marchamos juntas, como uma rede de apoio, de força e de transformação social”, destacou.
A programação começa às 6h30, no ponto de encontro Juntas Pela Causa, onde serão entregues camisas e viseiras às participantes. Às 7h30, será servido o Café da União, momento de acolhida e integração. Já às 8h30 ocorre a concentração final, chamada Preparar para Avançar, em preparação para a caminhada.
A saída oficial da Marcha em Defesa da Mulher está prevista para 9 horas, sob o tema Passos Pela Vida das Mulheres. O percurso terá cerca de 800 metros, até a Praça da Imprensa, também na Avenida Desembargador Moreira. A chegada está marcada para 10 horas, com o ato de encerramento Vozes Que Ecoam, que contará com apresentação musical e manifestação pública pelo fim da violência.
Realizada pela Alece em parceria com entidades da sociedade civil, a 3ª Marcha em Defesa da Mulher reforça o compromisso com um Ceará mais justo, igualitário e livre da violência de gênero.
