A deputada estadual Larissa Gaspar (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), um Projeto de Indicação que propõe a criação do “Quadrilhódromo Estadual do Ceará”, com o objetivo de ser um espaço permanente para a apresentação de quadrilhas juninas.
A proposta não sugere uma possível localização para o equipamento, papel que a matéria atribui ao Governo do Ceará. O espaço seria nos moldes do Sambódromo, no Rio de Janeiro, ou do Bumbódromo, de Parintins.
Por se tratar de uma indicação, a proposição não tem o poder de ser tornada lei caso aprovada no Legislativo. Seria necessário o envio e a aprovação de uma mensagem governamental para a ideia virar realidade.
Ainda de acordo com o texto, o Governo do Ceará seria o responsável pela implantação, gestão, manutenção e regulamentação do equipamento.
“A localização e as especificações técnicas do Quadrilhódromo Estadual do Ceará serão definidas posteriormente por ato do Poder Executivo, observadas as diretrizes de viabilidade técnica, econômica e ambiental”, dispõe o projeto.
Na justificativa do texto, Larissa afirma que a proposição busca “reconhecer e valorizar a importância cultural e social” das quadrilhas juninas no Ceará. “Essas manifestações artísticas, que misturam dança, música e teatro, são parte intrínseca da identidade nordestina e cearense, movimentando a economia e envolvendo milhares de pessoas em sua produção e execução”, destacou.
De acordo com a petista, a ausência de um espaço permanente impõe desafios logísticos e estruturais para a apresentação das quadrilhas juninas, “impactando a qualidade dos espetáculos e a experiência do público”.
