Menu

Leo Couto apresenta agenda de inovação da CMFor no Cariri

O presidente da Câmara de Fortaleza, vereador Leo Couto (PSB), apresentou nesta sexta-feira (22) ações de inclusão, inovação e capacitação implementadas no casa durante a 1ª Conferência dos Legislativos no Crato.

O evento, sediado no Crato, reuniu representantes de câmaras municipais de todo o Estado e contou também com palestra do senador Cid Gomes (PSB).

Couto defendeu que o Legislativo precisa funcionar como exemplo das políticas públicas que ajudam a aprovar.

“Nosso objetivo é modernizar a Câmara e deixá-la mais aberta, eficiente e inclusiva. O selo Diamante mostra que estamos no caminho certo”, afirmou Leo Couto.

Em sua gestão, o presidente da CMFor criou a Gestão de Inclusão representativa, liderada por Lívia Vasconcelos, delegada da Associação Nanismo Brasil, para desenvolver políticas de combate ao capacitismo.

A Câmara também contratou a primeira pessoa com síndrome de Down e prepara a inauguração, em setembro, do Espaço Evoluir, que oferecerá atendimento multidisciplinar a crianças com síndrome de Down e autismo, filhas de servidores e moradores do entorno.

Outra iniciativa foi a nomeação da vereadora Professora Adriana Almeida (PT) para a Procuradoria Especial da Mulher, responsável por acolher vítimas de violência e encaminhar os casos aos órgãos competentes.

Digitalização

Com a plataforma CMFor360, o Legislativo digitalizou seus trâmites internos, permitindo que protocolos e votações sejam feitos online. O sistema reduziu o consumo de papel em 40% e traz recursos como a MaraIA, inteligência artificial que resume matérias e auxilia vereadores e servidores. Totens digitais, ferramentas de automação para a Central da Cidadania e a implementação de VLibras no portal também estão na lista de novidades.

Parcerias inéditas com a UFC e o Cetrede garantiram 200 vagas em cursos e no MBA em Gestão Pública Legislativa — o primeiro do tipo no Ceará. O Legislativo também realizou o 1º Fórum Sustentabilidade e Inovação, evento 100% compensado ambientalmente, e recebeu validação preliminar para conquistar o Selo Diamante em Transparência Pública, certificação máxima do Tribunal de Contas do Ceará.