Menu

Guimarães relaciona avanços econômicos e defesa da soberania à atuação com Alckmin e Haddad

A atuação do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foi reconhecida pelo vice-presidente nacional do PT e líder do governo Lula na Câmara dos Deputados, José Guimarães. O parlamentar atribuiu as conquistas econômicas e a defesa da soberania nacional aos gestores.

A declaração foi feita neste sábado (23), na sede nacional do PT em Brasília, durante o primeiro encontro da direção executiva após a imposição da tarifa dos Estados Unidos de 50% sobre produtos brasileiros e as sanções contra os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

O enfrentamento ao tarifaço foi citado pelo deputado federal. Conforme Guimarães, o papel estratégico do ministro Haddad na defesa da economia brasileira foi essencial, principalmente em cenários de instabilidade externa e nas negociações internacionais. Em relação ao vice-presidente Alckmin, foi apontado o êxito em sua atuação na articulação interna.

TRABALHO COLETIVO

Guimarães também destacou que o esforço coletivo permitiu a aprovação da PEC da Transição, medida importante para garantir segurança jurídica ao início do terceiro mandato de Lula, além da Reforma Tributária, que foi esperada por cerca de 40 anos.

“O ambiente político está mudando, e é o momento certo para avançar com votações de interesse do governo e da população — como a isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil — e consolidar as bases para 2026”, argumentou.

Segundo o líder do governo na Câmara dos Deputados, o atual cenário pode favorecer a reeleição de Lula e a construção de uma frente democrática-popular para derrotar a extrema-direita.

Guimarães também destacou a lealdade política de Alckmin e ressaltou as expectativas em torno do mandato do recém-eleito presidente nacional do PT, Edinho Silva, apontado como peça fundamental na mobilização do partido e na organização dessa frente política.