O início das obras do Núcleo Regional da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) na Serra da Ibiapaba foi autorizado nesta sexta-feira (22). Durante solenidade em Tianguá, o governador Elmano de Freitas (PT) assinou a ordem de serviço, destinando um investimento de R$ 5.710.884,95 para a construção do equipamento, que beneficiará diretamente mais de 430 mil pessoas em 14 municípios.
Entre as cidades contempladas estão Carnaubal, Croatá, Frecheirinha, Graça, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Ipu, Mucambo, Pacujá, Reriutaba, São Benedito, Tianguá, Ubajara e Viçosa do Ceará.
“Estou muito honrado por poder assinar a ordem de serviço para um equipamento solicitado pela senadora Augusta Brito, prefeitos e deputados da região. As famílias poderão, em um momento de dor, se despedir com dignidade de um ente querido sem precisar descer a serra até Sobral. Agradeço ao presidente Lula pela parceria por meio do Ministério da Justiça. O povo da Serra da Ibiapaba merece muito. Estou muito feliz”, afirmou o governador Elmano de Freitas.
DESCENTRALIZAÇÃO
Com o objetivo de descentralizar os serviços, a construção do novo núcleo visa oferecer um atendimento mais ágil, incluindo a realização de necropsias e perícias criminais na própria região, reduzindo o deslocamento das famílias para outras cidades.
O núcleo também contará com serviço de medicina legal 24 horas, realizando exames de lesão corporal, atendendo vítimas de violência sexual e outros tipos de crimes.
Na ocasião, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, destacou os esforços do Governo do Ceará no combate à criminalidade: “Essa é mais uma ação para fortalecer a segurança no estado. O governador não tem medido esforços para estruturar nossas forças e combater o crime. Sem essa determinação para investir em pessoas e equipamentos, nada disso seria possível”, declarou.
A senadora Augusta Brito também ressaltou o trabalho conjunto para viabilizar o Núcleo Regional da Pefoce na Serra da Ibiapaba.
“Esse é um momento muito esperado por todos nós. Trabalhamos intensamente, em constante diálogo com o governador Elmano de Freitas, o Ministério da Justiça, o ministro Camilo Santana e o presidente Lula, para que esta assinatura fosse concretizada. Toda a região aguardava por esse dia. Estamos muito felizes”, afirmou.
Atualmente, a Pefoce conta com 10 núcleos regionais em funcionamento no Ceará, localizados em Canindé, Crateús, Fortaleza, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Quixeramobim, Russas, Sobral e Tauá.
TEMPO INTEGRAL
Durante a visita a Tianguá, o governador também acompanhou as obras de uma Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI). A construção faz parte do plano do Governo do Ceará para universalizar o ensino em tempo integral na rede pública até o final de 2026. O investimento previsto é de R$ 11.198.353,33.
Com 20% das obras concluídas, a unidade contará com 16 salas de aula, quatro laboratórios de ciências, um laboratório de informática, biblioteca, auditório, quadra poliesportiva coberta, entre outros espaços.
O prefeito de Tianguá, Alex Nunes, agradeceu o apoio do governador Elmano ao desenvolvimento da cidade. “Estamos muito felizes em ver Tianguá se transformando em um verdadeiro canteiro de obras, com muitas realizações. Além do Núcleo Regional da Pefoce, sabemos que mais investimentos virão. Só temos a agradecer. Muito obrigado, governador Elmano”, disse.
