Em uma cerimônia marcada por homenagens, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) concedeu nesta sexta-feira (22), o Título de Cidadão Cearense ao narrador esportivo Carlos Eduardo Galvão Bueno. A solenidade ocorreu no Plenário 13 de Maio e atendeu a um requerimento do deputado estadual De Assis Diniz (PT). A condução do evento ficou a cargo do presidente da Casa, deputado Romeu Aldigueri (PSB).
A proposta de conceder a honraria ao jornalista partiu, inicialmente, do atual prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, ainda durante seu mandato como deputado estadual e presidente da Alece. Leitão destacou que a carreira de Galvão se entrelaça com a própria trajetória do esporte brasileiro.
“O Galvão sempre transforma cada curva em poesia e cada vitória em catarse nacional. As transmissões dele ganham ainda mais brilho porque ele transforma o esporte em um espetáculo. Galvão Bueno se tornou sinônimo de Brasil, de torcida, de família reunida na TV, lágrimas e sorrisos compartilhados. Poucas personalidades tiveram a capacidade de estar tão presentes no cotidiano das pessoas por tanto tempo e tanta intensidade”, ressaltou.

Durante a visita à Assembleia, Galvão Bueno também foi presenteado com a camisa do jogo “Alece com Todas Elas”, entregue pelo presidente Romeu Aldigueri. A partida solidária será realizada no próximo domingo, 31 de agosto, na Areninha Paulo Benevides, no bairro Messejana, em Fortaleza.
Galvão destacou a importância do evento, voltado para a conscientização e o combate à violência contra a mulher. “Eu quero agradecer a todos que propuseram a homenagem. Eu sou um comunicador, um narrador esportivo, apresentador de programas, entretanto, me sinto mesmo é um vendedor de emoções e equilibrista há 51 anos. Pego as coisas que acontecem e jogo minhas emoções lá, como no tetra, e ao reportar a realidade dos fatos”, afirmou.
