Durante a 5ª edição do “Caravana da Ciência” realizada na manhã desta sexta-feira (22) em Fortaleza, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, anunciou o retorno de mais de 500 cientistas brasileiros ao país com apoio do Governo Federal. A medida faz parte de um esforço para fortalecer a pesquisa nacional e impulsionar a inovação tecnológica no Brasil.
Além disso, segundo a ministra, mais de 2.500 cientistas brasileiros que atualmente vivem e trabalham no exterior serão recebidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nos próximos dias. O objetivo da ação é estreitar os laços com a comunidade científica global e incentivar o retorno de talentos ao país.
Em seu discurso, Luciana criticou a gestão anterior, que realizou cortes significativos no Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). Ela destacou a retomada dos investimentos no setor como prioridade da atual administração.
“Nosso objetivo é transformar tecnologia em riqueza e, o mais importante, que melhore a vida do nosso povo. Somente aqui no Ceará, são 131 projetos apoiados. Só pela Finep [Financiadora de Estudos e Projetos], são R$ 750 milhões aportados”, afirmou a ministra.
Luciana também ressaltou o papel estratégico do Ceará no cenário nacional da ciência e inovação, elogiando o dinamismo local e os esforços do Estado na promoção de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento tecnológico.
