Um dos maiores encontros culturais do Brasil, a Mostra Sesc Cariri de Culturas começou nesta quinta-feira (21) e segue até o próximo domingo (24). A programação leva ao público expressões artísticas contemporâneas e tradicionais, em uma edição que tem como tema Arqueologia Social Inclusiva. As apresentações são gratuitas e acontecem nos 28 municípios do Cariri Cearense e em quatro cidades do Centro-Sul: Iguatu, Icó, Orós e Umari.
O mote deste ano reforça a identidade do território, a transmissão dos saberes e a celebração da diversidade cultural. Para o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio) no Ceará, deputado federal Luiz Gastão (PSD), o assunto se conecta ao processo de candidatura da Bacia Cultural Sócio-Biodiversa da Chapada do Araripe como Patrimônio Mundial Misto da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Segundo ele, o tema evidencia os elementos únicos da Chapada do Araripe e confirma a importância da Mostra como um dos maiores encontros culturais do País. Com a participação do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que promove o Festival Mistura, a programação ganha ainda mais diversidade em áreas como moda, gastronomia, turismo, saúde e beleza. Para Luiz Gastão, o evento já se consolidou como tradição e peça fundamental no calendário cultural do Cariri Cearense.
PROGRAMAÇÃO
A edição de 2025 conta com 216 grupos e 326 ações em linguagens como artes cênicas, visuais, audiovisual, literatura, música e manifestações da tradição popular. São 2.373 participantes, incluindo músicos, escritores, contadores de histórias, mestres e brincantes.
Entre os destaques está o show Todas Elas, da cantora Vanessa da Mata, marcado para sábado (23), às 20 horas, no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante, em Crato. Na sequência, se apresenta o cantor e compositor Luiz Fidelis. Os ingressos estão disponíveis no Sympla por R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia), com parte da arrecadação destinada ao Programa Mesa Brasil, que combate a fome e o desperdício de alimentos.
Outro nome aguardado é Hélio Ziskind, compositor de trilhas conhecidas por gerações, como as dos programas Cocoricó e Castelo Rá-Tim-Bum, que integra a programação infantil.
O evento também contará com a presença do ator e diretor Amir Haddad; da cacique Mbya Guarani Juliana Kerexu, que apresentará poesias; do escritor e cantor Fausto Fawcett; da artista Zaba Moreau; e do músico cratense Abidoral Jamacaru, entre outros.
Além das apresentações, o Sistema Fecomércio inaugura no sábado (23), em Barbalha, o Museu Orgânico Fábrica de Mosaicos Mestre Jaime, em homenagem ao artesão que preserva a técnica do ladrilho hidráulico.
MISTURA SENAC
O Festival Mistura Senac será realizado em Juazeiro do Norte, na Praça La Favorita, de 21 a 23 de agosto, das 17 às 22 horas. O espaço reúne gastronomia, moda, turismo, saúde, beleza e tecnologia, com atividades que envolvem tanto profissionais quanto o público.
Na gastronomia, instrutores e convidados ministrarão aulas e oficinas práticas. Na moda, três desfiles apresentam coleções criadas por alunos do Senac em Iguatu, Sobral e Juazeiro do Norte, inspiradas no sertão e na ancestralidade.
O público terá acesso ainda a SPA, oficinas e atendimentos em saúde, feira de produtores locais, praça de alimentação, demonstrações de drones, atrações infantis e atividades interativas das competições do Senac.
A MOSTRA
Idealizada pelo Sistema Fecomércio Ceará, a Mostra Sesc Cariri de Culturas consolidou-se como espaço de difusão da diversidade artística brasileira. Todos os anos, o evento transforma a região em palco para teatro, dança, circo, música, literatura, cinema e encontros formativos, promovendo intercâmbio cultural e fortalecendo tradições.
SERVIÇO:
Mostra Sesc Cariri de Culturas
De 21 a 24 de agosto de 2025
Programação completa: www.mostrasescdeculturas.com.br
Ingressos show Vanessa da Mata e Luiz Fidelis: Sympla
