O suplente de deputado estadual em atividade, Léo Suricate (Psol), afirmou que vê a esquerda em ascensão nas redes sociais. O parlamentar, que deu exemplo de esquerdistas ou de integrantes do campo progressista que performam bem no ambiente digital, ressaltou, no entanto, que ainda é preciso “melhorar a linguagem” nas redes para que os políticos progressistas possam performar ainda melhor.
O psolista, que assumiu a vaga do deputado Renato Roseno (Psol) na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), é conhecido por ser um dos criadores da página “Suricate Seboso”, criada em 2012 e que repercute gírias e costumes cearenses por meio de memes.
Em entrevista ao podcast Questão de Opinião, do Opinião CE, Suricate pontuou que é necessário entender que o ambiente digital é como “uma extensão da rua”, não o parlamento. “Você não fala do mesmo jeito, se usa uma linguagem mais próxima”, destacou.
A entrevista estará disponível às 20h no canal do YouTube do Opinião CE.
Como exemplos de políticos do campo progressista que já utilizam do método, ele citou a deputada federal Erika Hilton (Psol), o também deputado federal Guilherme Boulos (Psol) e o prefeito de Recife, João Campos (PSB).
“É aprender a usar a linguagem para poder comunicar as pautas importantes para a população, de forma clara, direta, com penetração e sabendo usar as trends”, pontuou.
Questionado sobre a abertura de políticos mais clássicos com as redes, o deputado disse que há uma dificuldade por parte deles, já que possuem uma formação diferente de se comunicar, de forma “mais genérica”, e não “mais direto”, “dando o papo”, como demanda o ambiente digital.
“É algo importante para quem vem da política tradicional: entender que [a rede social] é uma extensão da rua e ter o discurso que chama mais atenção da praça”, finalizou.
