O Governo Federal anunciou que vai comprar os produtos perecíveis que seriam exportados para os Estados Unidos, mas que podem sofrer com os efeitos do tarifaço anunciado pelo presidente Donald Trump. A medida, anunciada pelo ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira (PT), beneficia o pescado cearense, impactado pela sobretaxa.
De acordo com o titular da pasta, o destino dos produtos deve ser a merenda escolar, a alimentação das Forças Armadas, os hospitais, os restaurantes universitários e os programas de aquisição de alimentos destinados às populações em insegurança alimentar.
“O Governo vai estimular que estados e municípios possam adquirir esses produtos pelos programas públicos da alimentação escolar”, afirmou.
A política também já foi anunciada em âmbito estadual, pelo governador Elmano de Freitas (PT). Segundo o chefe do Executivo cearense, devem ser compradas 400 toneladas de peixe por mês por parte dos entes públicos.
Nesta quinta-feira (21), Elmano assinou decreto que institui quatro medidas que visam mitigar os efeitos da taxa do país norte-americano sobre a exportação brasileira.
