A Câmara Municipal de Fortaleza aprovou, nesta quinta-feira (21), a concessão do título de cidadão fortalezense ao ex-jogador Marcos Evangelista de Morais, o Cafu, bicampeão mundial com a Seleção Brasileira nas Copas do Mundo de 1994 e 2002.
Reconhecido como um dos maiores laterais direitos da história do futebol, Cafu é também o recordista de partidas pela Seleção Masculina do Brasil, com 142 jogos disputados com a camisa canarinho. Sua trajetória inclui participação direta nas campanhas vitoriosas do tetra e do pentacampeonato, em que foi capitão do elenco.
A homenagem foi proposta pelo vereador Leo Couto, que destacou não apenas os feitos do ex-atleta nos gramados, mas também seu engajamento social. Segundo o parlamentar, a honraria reconhece o papel de Cafu na promoção da cidadania por meio do esporte.
“Para além da carreira vitoriosa no futebol, repleta de títulos importantes por onde passou, Cafu contribuiu, por muitos anos, com o desenvolvimento de crianças e adolescentes carentes por meio do esporte“, destacou o presidente da Casa do Povo.
Natural de Itaquaquecetuba (SP), Cafu deve visitar Fortaleza no fim de agosto para receber oficialmente o título e participar da Taça das Favelas, evento promovido pela Central Única das Favelas (CUFA), que tem como objetivo estimular a inclusão social de jovens por meio da prática esportiva.
