O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entregou, nesta quinta-feira (21), 400 Unidades Odontológicas Móveis (UOMs) para todo o Brasil. No Ceará, as cidades de Ibaretama, Quixeramobim, Barroquinha e Tauá serão contempladas.
A iniciativa é parte do Brasil Sorridente, programa de assistência odontológica do governo federal, criado em 2004, no primeiro mandato de Lula na Presidência.
Os equipamentos permitem o atendimento a populações que têm dificuldade de acesso, como indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua e assentadas. Conforme o chefe do Executivo, a saúde bucal também deve ser uma prioridade para o Estado.
“É muito fácil você ser governante para fazer uma ponte. Agora é muito difícil você ser governante para fazer aquilo que o povo tem necessidade prática, rápida e muito necessária. E a questão odontológica é uma delas”, ressaltou durante o evento de entrega, na cidade de Sorocaba.
O investimento é de R$ 152 milhões, por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Ver esta publicação no Instagram
SERVIÇOS GRATUITOS
A UOM é o equipamento móvel do Brasil Sorridente e também uma extensão da Unidade Básica de Saúde. Podem ser ofertados procedimentos de atenção primária e até mesmo ações especializadas como tratamento endodôntico e a oferta de próteses dentárias.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou a importância da saúde bucal, e ressaltou que a falta de cuidados pode levar ao agravamento de outras condições.
“Muitas doenças são provocadas por uma má saúde bucal, inclusive câncer. Alguns tipos de câncer têm um risco maior de acontecer se a pessoa tem problema nos dentes”, disse.
Cada unidade conta com: cadeira odontológica completa, aparelho de raio-x, ar-condicionado, frigobar, exaustor, gerador de energia, canetas de alta e baixa rotação, fotopolimerizador, entre outros equipamentos essenciais.
As pessoas atendidas também podem ser encaminhadas para continuidade do cuidado em serviços especializados.
Os veículos serão utilizados pelas equipes de Saúde Bucal (eSB), compostas por cirurgião-dentista e auxiliar e/ou técnico em saúde bucal, habilitadas pelo Ministério da Saúde.

ATENDIMENTO EM TODAS AS REGIÕES
As unidades móveis entregues hoje vão atender 400 municípios em todos os estados do país. Nesta primeira etapa, o Nordeste é a região que mais vai receber, com 207 veículos entregues.
Já no restante do país, o Norte recebe 95; Sudeste, 45; Centro-Oeste, 32; e Sul, 21.
Conforme o governo, os municípios beneficiados foram selecionados com base em critérios de vulnerabilidade socioeconômica, extensão territorial e proporcionalidade regional, com o intuito de evitar a concentração de recursos e ampliar a cobertura no Sistema Único de Saúde (SUS).
