Menu

Gestão Sarto entregou “papel da casa” sem validade para 3,5 mil famílias, diz prefeito Evandro

Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Durante a entrega de 64 apartamentos do residencial Ana Carla Pereira, no reassentamento da Lagoa do Urubu, o prefeito Evandro Leitão (PT) denunciou que a gestão do seu antecessor, José Sarto (PDT), entregou 3.500 “papeis da casa” sem validade jurídica. Ainda conforme o petista, no seu mandato, 40 mil documentos estão em processo de análise a serem entregues à população.

“A gestão anterior distribuiu 3.500 documentos dizendo que era o papel da casa sem ser. Aqui nós não estamos para enganar absolutamente ninguém. Todas essas pessoas [da Lagoa do Urubu] estão em processo para que, num futuro próximo, possam receber a matrícula do seu imóvel”, disse o gestor municipal.

Segundo ele, aproximadamente 800 pessoas que residem nas proximidades da Lagoa do Urubu irão receber seus papéis de casa, “em um grande programa” da Prefeitura.

De acordo com Evandro, as gestões de Sarto e do também ex-prefeito Roberto Cláudio (sem partido) não respeitaram a população. “Dois últimos gestores de Fortaleza eram médicos e viraram as costas para a população. Não a respeitaram, deixando faltar medicamentos e profissionais de saúde”, criticou.

No âmbito das políticas habitacionais, o prefeito destacou o ritmo das obras. Segundo ele, 3 mil unidades estão em construção e outras 3 mil aguardam análise da Caixa Econômica Federal, totalizando 6 mil unidades previstas — número que supera a meta inicial de 5 mil moradias até o fim do mandato.

Sobre a superação da meta, o gestor municipal citou o trabalho da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional (Habitafor), que vem sendo chefiada por Jonas Dezidoro (PT).

Além das novas construções, o prefeito citou ações de melhoria em unidades habitacionais já existentes, com mais de 100 reformas concluídas só em 2025, dentro do programa de pequenas intervenções, como construção de banheiros e instalações sanitárias.

“Estamos levando dignidade às pessoas. Ninguém compra dignidade, mas a gente cria condições para que elas tenham uma vida melhor”, acrescentou.

Além de Evandro e Jonas Dezidoro, o evento contou com a presença do governador Elmano de Freitas (PT) e do presidente da Câmara de Fortaleza (CMFor), Léo Couto (PSB).