Menu

Alece lança programa para ampliar apoio no atendimento a crianças neurodivergentes

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi), lançou, nesta quarta-feira (20), o programa “Ciadi Vai até Você”.

O projeto tem como objetivo oferecer apoio técnico e formativo, além de promover o acolhimento a famílias e profissionais que atuam no atendimento a crianças neurodivergentes.

Presente no evento de lançamento do projeto, a primeira-dama da Alece, Tainah Marinho Aldigueri, destacou a construção de pontes e compartilhamento de conhecimento por meio da iniciativa.

“Nosso programa vai funcionar fazendo visitas nos municípios do Interior. A gente vai ofertar duas oficinas: uma para os profissionais da saúde e a outra será voltada para as famílias”, pontuou.

A ação abrangerá municípios das oito macrorregiões do Ceará e visa fortalecer práticas de cuidado, ampliando a rede de apoio e proporcionando atendimentos mais humanizados e eficazes.

APOIO A PROFISSIONAIS E FAMÍLIAS

Na ocasião, também foi entregue o “Guia de Orientações Práticas ao Atendimento à Pessoa Neurodivergente”, desenvolvido pelo Ciadi.

Maria Luísa Pinheiro, orientadora da Célula de Atendimento em Transtorno do Espectro Autista (TEA), destacou ainda o cuidado do Ciadi com os familiares dos pacientes.

“É um diferencial do Ciadi o cuidado para com a família. A gente olha não só para os nossos pacientes, mas também para a família”. Ela destacou ainda a atenção oferecida pela primeira-dama ao órgão: “Ela tem dado todo o apoio para que os nossos projetos se fortaleçam cada vez mais”, pontuou.

Para as famílias e responsáveis, será realizado o workshop “Recebi o diagnóstico, e agora?”, em parceria com a Célula de Saúde Mental do Comitê de Responsabilidade Social da Alece.

O workshop oferecerá orientações sobre o cuidado integral da criança neurodivergente, com foco no bem-estar dos cuidadores. Os participantes também receberão a cartilha “Recebi o diagnóstico, e agora?”.