O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), entregou na noite desta terça-feira (19) as matrículas de imóveis, os chamados papéis da casa, a 38 famílias moradoras da comunidade Maria Tomásia, no bairro Jangurussu, na Grande Messejana. A solenidade de entrega dos documentos de posse definitiva das residências, parte da programação da Semana da Habitação, foi realizada no auditório da Escola Municipal Rosa da Fonseca.
O chefe do Executivo do Município disse em discurso que o governante tem de focar em políticas públicas e que é preciso percorrer todos os cantos da Cidade, ouvindo pessoalmente o clamor da população. “Nós temos de governar para aqueles que mais precisam, que precisam das ações das políticas públicas. E a habitação não é só importante no papel, por mais moradias, mas sobretudo é importante quando você, efetivamente, dá posse da sua moradia”, frisou.
LUDIBRIADAS
Evandro Leitão denunciou que a gestão anterior distribuiu 3,5 mil documentos, dizendo às pessoas que seriam as matrículas dos imóveis. “Não era o papel da casa. Era uma etapa de um processo que estava iniciando. Isso tudo com fins eleitorais, infelizmente, ludibriando pessoas simples, que passam a vida toda esperando o documento da sua residência”, lamentou.
O gestor destacou que, das 3,5 mil famílias que não receberam o documento de posse dos imóveis, 1,5 mil residem nas comunidades do bairro Jangurussu. Ele acrescentou que tramitam na Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor) 40 mil processos de regularização fundiária. “Desses 40 mil processos, 15 mil estão na Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma). Ou seja, já estão em estágio adiantado para que outros cidadãos e outras cidadãs possam receber o seu documento num futuro próximo”, assegurou Evandro Leitão.
MAIS MORADIAS ENTREGUES
Ainda durante o discurso, Evandro Leitão informou que, até o final do próximo ano, quando chega à metade do governo, serão entregues 3 mil moradias à população de Fortaleza. “Mais que o dobro do que a gestão anterior entregou em quatro anos”, salientou. Ele acrescentou que 19 mil projetos para a Cidade estão sendo analisados pela Caixa Econômica Federal (CEF). “Espero que a gente possa consolidar, pelo menos, mais 3 mil moradias”, disse.
A entrega dos documentos oficiais, registrados em cartório e com matrículas emitidas, segundo Evandro Leitão, reforça o compromisso da Prefeitura de Fortaleza com a regularização fundiária. Novamente, o gestor salientou a necessidade de o governante percorrer todos os territórios da Cidade. Ele disse que a meta da Prefeitura é entregar, a cada 60 dias, uma leva de documentos de posse definitiva dos imóveis. “Para que as pessoas possam se sentir mais seguras, ter seu próprio canto e ninguém tenha condições de colocá-las para fora”, concluiu.
