Menu

Em Fortaleza, 5% do Minha Casa Minha Vida será destinado à população em superação da situação de rua

Além disso, serão reservados até 5% das vagas em contratos de intermediação de mão de obra e serviços para promover a empregabilidade desse público. Foto: Divulgação/ Prefeitura de Fortaleza

O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), assinou, nesta terça-feira (19), no Paço Municipal, mensagens que regulamentam a destinação de 5% das unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida à população em superação da situação de rua.

Além disso, serão reservados até 5% das vagas em contratos de intermediação de mão de obra e serviços para promover a empregabilidade desse público.

Leia também: Mais de mil casas serão construídas em Fortaleza pelo programa Pró-Moradia

A iniciativa integra o Plano Integrado para Superação de Rua do Fortaleza Inclusiva. Evandro Leitão destacou o avanço na construção de uma cidade “mais humana e solidária”.

“Garantir moradia digna e criar oportunidades de trabalho para quem está em processo de superação da situação de rua é uma forma de reafirmar nosso compromisso com a justiça social e com o cuidado das pessoas que mais precisam”, ressaltou o chefe do Executivo.

A solenidade marcou o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, e o prefeito também deu posse aos novos integrantes do Comitê Municipal de Políticas Públicas para a População em Situação de Rua (COMPOP) para o biênio 2025–2027.

Leia também: Ceará vai receber habitações do Minha Casa, Minha Vida em até 130 municípios

A vice-prefeita de Fortaleza e titular da Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), Gabriella Aguiar, definiu as ações como parte de um momento histórico para a cidade.

“Estamos dando posse ao Conselho aqui no Paço, com a presença de diversas instituições, como Defensoria Pública, Ministério Público, Tribunal Regional do Trabalho, o Comitê Pop Jude, os diversos movimentos sociais, no Dia Nacional da Luta das Pessoas em Situação de Rua”, destacou Aguiar.

As mensagens foram enviadas para a Câmara Municipal de Fortaleza, para apreciação do Legislativo.

Os dez primeiros beneficiários das cotas para o Minha Casa Minha Vida receberão suas moradias em fevereiro de 2026, no Residencial Santa Mônica, no bairro Granja Lisboa.