O governador Elmano de Freitas (PT) anunciou nesta terça-feira (19), em coletiva, que as prefeituras também poderão comprar alimentos que seriam exportados para os Estados Unidos. Com a sobretaxa anunciada pelo presidente norte-americano, Donald Trump, aos produtos brasileiros, a compra das produções cearenses pelo setor público foi uma das medidas anunciadas pelo chefe do Executivo.
Ainda de acordo com ele, haverá uma reunião com o secretário da Fazenda, Fabrizio Gomes, e com o procurador-geral do Estado, Rafael Machado. “Estamos com a minuta do decreto regulamentando a lei que a Assembleia aprovou”, destacou Elmano. O decreto, “provavelmente”, será lançado ainda nesta terça.
Segundo ele, as empresas que tinham exportação aos EUA e que “têm disposição para vender para o Estado” serão cadastradas pelo governo.
“Vamos ver agora os últimos detalhes do decreto, utilizando os mecanismos que temos. Mas essa parte de produtos perecíveis certamente vamos lançar já editais para fazer compra”, frisou.
Poderão ser comprados, com a medida, produtos como castanha de caju e pescado, que foram afetados pela sobretaxa dos EUA.
