Menu

Roubos de veículos no Ceará reduzem 23,9% nos sete primeiros meses de 2025

Os roubos de veículos foram reduzidos em 23,9% nos primeiros sete meses deste ano de 2025 em comparação ao mesmo período do ano anterior. Conforme os levantamentos, foram contabilizados 3.180 roubos de veículos em 2025, contra 4.177 casos em 2024, uma diferença de 997 ocorrências a menos.

As ações das Forças de Segurança resultaram ainda na recuperação de 3.432 veículos nos sete primeiros meses de 2025. Em todo o ano de 2024 foram recuperados 7.294 veículos.

Na Capital, a Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), é a unidade especializada no combate a esse tipo de crime. Já no interior, o trabalho é realizado pelas delegacias regionais e municipais da Polícia Civil.

Os dados, da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), mostram ainda que houve redução de 15,8% nos casos de furtos, sendo 2.779 registros neste ano, frente a 3.300 no mesmo período do ano anterior, o que representa 521 casos a menos.

PROGRAMA MOTO SEGURA

Dentre as iniciativas de enfrentamento, o Governo destaca o Programa Moto Segura, parceria da SSPDS com o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) e a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice). O programa possibilita o rastreamento imediato de motocicletas cadastradas que venham a ser alvo de furto ou roubo.

Até o momento, 3.400 motos foram inscritas na iniciativa. Destas, nove foram subtraídas, rastreadas, recuperadas e restituídas aos proprietários.

Para acionar o serviço, em caso de ocorrência, o dono da moto deve ligar para o 190, informar o CPF e a senha cadastrada. A partir daí, equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) atuam para localizar e recuperar o veículo, além de capturar os suspeitos.

CVLIS

Em relação aos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) – que inclui homicídios dolosos, feminicídios, latrocínios e lesões corporais que resultam em morte -, no entanto, julho foi o primeiro mês em que houve aumento em relação ao ano anterior.

No mês, foram registrados 261 CVLIs. Em comparação aos 246 do mesmo mês em 2024, o aumento foi de 6%. Já em relação ao conjunto dos sete primeiros meses, houve redução dos tipos de crimes em 13,7%.