O Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) assinou nesta segunda-feira (18) pré-contrato com a empresa Utilitas Pecém para o fornecimento de água de reúso para o hub de hidrogênio verde (H2V) instalado na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Ceará.
A Utilitas é formada pela Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece), pela Marquise, pela GS Inima e pela PB Construções.
O fornecimento hídrico será viabilizado por meio da captação e tratamento de efluentes sanitários da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O “Projeto Hidrus” vai tratar a água na Estação de Produção de Água de Reúso (Epar) até atingir padrões industriais.
Como informou o presidente do CIPP, Max Quintino, a água de reúso é essencial para a expansão do hub de H2V “sem pressionar nossos recursos hídricos naturais”. Ainda de acordo com ele, a solução “fortalece” a sustentabilidade do Pecém, com a possibilidade de atrair novos investimentos.
A água tratada será transportada pelo trecho 5 do Eixão das Águas e entregue diretamente às indústrias do Complexo, com o objetivo de garantir segurança hídrica e sustentabilidade para os empreendimentos considerados estratégicos, inclusive os voltados ao hidrogênio verde e seus derivados e os data centers.
O presidente da Utilitas, Renan Carvalho, afirmou que além de proporcionar ganho socioambiental, a medida vai ajudar na redução do lançamento de efluentes sanitários nos corpos hídricos de Fortaleza. Ele destacou ainda que o projeto garante segurança hídrica para operações industriais críticas e que reforça a competitividade do Pecém como polo de energia limpa.
“Sua integração com a infraestrutura existente, como o Eixão das Águas, otimiza a logística hídrica e reduz custos. Além disso, representa uma das soluções mais avançadas de reúso industrial no Brasil, colocando o Complexo do Pecém na vanguarda da inovação em abastecimento industrial”, completou.
